Menu

Universidade disponibiliza portal de cursos gratuitos online e com certificado

29/08/2018 às 16:11
Tempo de leitura
3 min

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) disponibiliza um portal de cursos online, gratuitos e com certificação aberto ao público em geral. Trata-se do PoCA, Portal de Cursos Abertos.

Os cursos oferecidos pelo portal proporcionam uma oportunidade de formação e atualização em diferentes áreas do conhecimento e podem ser cursados por qualquer pessoa, sem precisar pagar nada para cursá-los, totalmente online, sendo necessário apenas que o aluno tenha um computador, celular ou tablet com acesso à internet.

Veja como participar dos cursos:

– Acesse o site do PoCA e clique no botão Acesse os cursos;

– Crie sua conta. Para tal, no canto superior direito clique no link Acessar. Em seguida, clique no botão Criar uma conta.

– Preencha os campos, fornecendo dados precisos, completos e verdadeiros. O nome indicado no cadastro será utilizado posteriormente para a emissão dos certificados. Acesse e leia o Acordo de Política do Site e, caso concorde, clique em Eu compreendo e concordo. Em seguida, clique em Cadastrar este novo usuário. Uma mensagem de confirmação será enviada para o e-mail cadastrado.

– Acesse sua conta de e-mail e confirme o cadastro realizado no PoCA.

IMPORTANTE: Verifique a sua caixa de Spam. Se não encontrou o e-mail de confirmação, escreva para [email protected].

– Uma vez logado no PoCA, clique em Continuar.

– Clique em Página inicial do site no menu lateral esquerdo.

– Verifique a lista de cursos disponíveis, rolando a barra lateral direita.

– Você também pode fazer uma busca de cursos, pelo título ou por palavra-chave. Para isso, role a página até o final e utilize o campo Buscar cursos. Digite a busca desejada e clique em Vai.

– Depois de escolher um curso, clique no botão Acesso.

– Clique no botão Inscreva-me.

Pronto! Você já tem acesso a todos os materiais e atividades do curso. Bons estudos!

Não se esqueça de preencher seu perfil, contando um pouco sobre você, e de inserir uma foto. Para tal, clique na seta ao lado do seu nome, no canto superior direito. Na caixa de seleção, clique em Perfil. Na página que se abrirá, clique em Modificar perfil. Insira as informações que achar pertinentes em todos os campos e suba um arquivo com foto. Após completar o perfil, clique em Atualizar perfil.

Leia também: Vestibular 2018: seis assuntos que podem ser tema de redação

Última atualização em 19/08/2022 às 10:50