Menu

Dia do Professor: conheça seis plataformas de formação continuada que oferecem cursos on-line gratuitos para professores

15/10/2019 às 12:23
Tempo de leitura
3 min

Para uma educação de qualidade, professores precisam estar em constante aperfeiçoamento dos seus saberes. Esta é a percepção de 69% dos profissionais, que consideram a formação continuada como muito importante, de acordo com a pesquisa Profissão Docente, realizada pelo Todos Pela Educação e Itaú Social.

Para contribuir neste processo de aperfeiçoamento diversas instituições oferecem plataformas de formação continuada com cursos on-line gratuitos, com conteúdo qualificado e certificação. Há formações genéricas, como “Didática aplicada”, disponível no site Apoio ao Professor, até as mais específicas, como “Letramento matemático infantil”, oferecida pelo Polo, ambiente de formação do Itaú Social.

O Polo, lançado em agosto, é um termômetro de como iniciativas voltadas para o aperfeiçoamento profissional tem a adesão dos docentes. Em menos de três meses, já são cerca de 5 mil cursantes cadastrados. “A valorização desses profissionais passa pela formação continuada qualificada, que promova a apropriação de técnicas e conteúdos e a reflexão sobre suas práticas profissionais”, destaca o coordenador de Formação do Itaú Social, Carlos Garrido.

Confira seis sites que oferecem cursos para professores:

Polo (www.polo.org.br)

O Polo, ambiente de formação do Itaú Social, apresenta os conteúdos organizados em quatro Percursos Formativos: Gestão Pedagógica; Gestão Operacional; Monitoramento e Avaliação; e Leitura, Escrita e Matemática. Os participantes podem realizar cursos separadamente ou seguir por uma das trilhas de conhecimento.

Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação – AVAMEC / MEC (http://avamec.mec.gov.br/)

O ambiente virtual colaborativo de aprendizagem do MEC disponibiliza cursos resultantes dos projetos colaborativos com outras instituições. Entre eles está o Programa Educação Conectada, o Programa Impulsiona e sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Apoio ao Professor (http://www.apoioaoprofessor.com.br/)

Programa de extensão universitária para a formação continuada de professores e especialistas, tem o apoio da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). Oferece diversos cursos sobre novas tecnologias de aprendizagem e sobre matriz curricular na visão do desenho universal de aprendizagem.

FGV (http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Atualizacao/)

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) oferece cursos gratuitos e abertos em diversas áreas. Para professores, o portfólio conta com formações como “Educação e Desenvolvimento”; “Gestão do Cotidiano Escolar”; “Instrumentos de avaliação na Educação”.

Escolas Conectadas (https://www.escolasconectadas.org.br)

As aulas são oferecidas a qualquer educador, independentemente da disciplina ou nível de experiência. Basta realizar o cadastro na plataforma. É uma iniciativa da Fundação Telefônica e a Fundação Bancária “la Caixa”.

Escola Aberta Terceiro Setor (https://ead.escolaaberta3setor.org.br/courses)

A Fundação Escola Aberta do Terceiro Setor é um projeto social que tem como missão promover a melhoria da capacitação dos profissionais do Terceiro Setor, por meio de cursos on-line de Educação a Distância.

COMENTÁRIOS