Menu

5 cursos de criatividade online para alavancar sua carreira

04/05/2022 às 17:52
Tempo de leitura
5 min
Imagem: Unsplash
Imagem: Unsplash

A educação a distância experimentou um grande avanço após a chegada da pandemia em 2020 e essa transformação veio para ficar. De acordo com a pesquisa Global Marketing Insights, o setor de e-learning deve duplicar seu tamanho até 2027, recebendo investimentos de quase US$ 500 bilhões em todo o mundo. 

Mesmo com a retomada das atividades presenciais, o ensino a distância se consolidou. As empresas, por exemplo, percebem cada vez mais a importância de investir na educação continuada de seus funcionários, e entenderam o ensino digital como a ponte ideal para alcançar os melhores resultados. 

“Cada pessoa aprende de um jeito, e quando ela aprende, revela uma melhor versão de si mesma. O formato de aprendizagem precisa ser o mais personalizado, potencializando os resultados e a real capacidade de transformar o indivíduo que tem contato com o material proposto”, ressalta o CEO da DNA Conteúdo Digital, especializada em educação corporativa, Eduardo Mitelman. 

Seja por iniciativa das empresas, seja por iniciativa própria, o fato é que em um mundo cada vez mais dinâmico, com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é preciso se atualizar. Confira abaixo uma lista de cursos e plataformas de criatividade online para alavancar a carreira e ampliar os horizontes de conhecimento. Todos eles oferecem certificado. 

1) Cursos Faber-Castell

Uma das mais icônicas marcas do mundo, a Faber-Castell atravessa os séculos sempre acompanhando as tendências e oferecendo soluções voltadas à criatividade para todas as idades. E foi justamente pensando em ampliar seu leque de soluções que a Faber-Castell criou uma plataforma de cursos de criatividade online, que oferece aulas exclusivas para os níveis básico, intermediário e avançado. 

Em 2020, a DNA Conteúdo Digital se uniu à Faber-Castell para trazer novidades à plataforma de cursos. “A ideia foi trazer nossa expertise em desenvolvimento de trilhas de aprendizagem focadas no edutainment (educação + entretenimento) para potencializar o alcance do conteúdo. O resultado foi a conexão do público com a marca através de uma experiência educacional memorável com artistas renomados no mercado e um alto grau de aprendizado”, explica Mitelman.

Até o momento, quase 1 milhão de alunos já passaram pela plataforma, que conta com mais de 25 cursos, tanto de atividades artísticas, como técnicas com Aquarela, Mangá, Realismo entre outros, além de introdutórios à capacitação profissional como Design Thinking, UX e Criatividade. Saiba mais. 

2) Curso de Inovação – SEBRAE

O SEBRAE oferece gratuitamente o Curso de Inovação destinado a microempresas e profissionais individuais. O curso aborda práticas que resultam em ganho de competitividade no mercado.

No curso, o aluno compreenderá a importância de criar um ambiente de inovação com a participação de toda a equipe. Conhecerá, também, os tipos de inovação e como eles funcionam para melhorar o rendimento da sua empresa. Entre os tópicos abordados nas aulas, estão conceitos e tipos de inovação, intensidade, abrangência, PDCA da inovação, indicadores e continuidade. Saiba mais

3) Design Thinking – Harvard University

O Design Thinking surgiu como uma nova e poderosa abordagem. Ele é usado nos setores público, privado e sem fins lucrativos para resolver os problemas dos usuários, proporcionando uma experiência única ao cliente. Não faltam exemplos entre os líderes de mercado que têm crescido através do design centrado no ser humano. Mas como funciona esta nova abordagem de inovação?

Este curso da conceituada Harvard University oferece aos profissionais ferramentas práticas para aplicar princípios de design thinking, ensinando como identificar as necessidades ocultas do cliente e melhorar a experiência através de pesquisa de usuários, mapeamento de viagens e prototipagem rápida. Saiba mais

4) Oficina de Escrita Criativa para profissionais de comunicação – ESPM

Destinada a profissionais de Comunicação que trabalham com a escrita, aspirantes a escritores, amantes da escrita, curiosos em brincar com a palavra, a Oficina de Escrita Criativa para profissionais de comunicação da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM traz a opção de aulas online e também presenciais.

O curso tem como objetivos sensibilizar o aluno a reconhecer os caminhos da escrita como uma jornada e não um processo frustrante, desenvolver a habilidade de sensibilização das emoções, quebrando barreiras internas que impossibilitam a autoexpressão, levar o aluno a compreender a importância da reescrita no processo de escrita para melhora do seu desempenho e desenvolver a habilidade de criar distância crítica do próprio texto. Saiba mais

5) Metaverso: como funciona e oportunidades – Udemy 

Metaverso é o assunto do momento e uma realidade (virtual) da qual não é mais possível escapar, sobretudo para quem trabalha no ambiente digital. Mas afinal, o que é metaverso, WEB 3.0, NFTs e outros temas relacionados? 

No curso Metaverso: como funciona e oportunidades, disponível na plataforma Udemy, é possível aprender sobre tópicos como introdução e definição de Metaverso, Inteligência Artificial, Omniverso, Multiverso, entre outros. Saiba mais

Fonte: DNA Conteúdo Digital