Menu

Aprenda enquanto fica em casa: cursos online e gratuitos em tempos de quarentena

24/03/2020 às 07:00
Tempo de leitura
5 min

Desde quando a pandemia do novo coronavírus, o COVID-19, atingiu a China, depois fortemente a Itália e lentamente o mundo inteiro, as pessoas foram forçadas a ficar em casa numa espécie de quarentena. A primeira atividade que vem à mente, além do trabalho, é o entretenimento entre livros, filmes, jogos, entre outros.

E se você dedicasse esse tempo extra para aprender algo também? Definitivamente não seria desperdício de tempo. Várias instituições, universidades e plataformas oferecem uma grande gama de online totalmente gratuitos. Confira:

 

FUNDAÇÃO BRADESCO

Quando o assunto é curso, a Fundação Bradesco, sem dúvida, é a mais lembrada na atualidade. Muito provavelmente você já fez algum curso na plataforma e, mesmo que não tenha feito, provavelmente já ouviu falar. Ela é uma instituição sem fins lucrativos com programas educacionais voltados à educação formal nos níveis básico e profissionalizante.

O catálogo de curso é bem variado, passando por Administração, Contabilidade e Finanças, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Educação Básica e Pedagogia e Informática. Acesse aqui.

 

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) surgiu em 20 de dezembro de 1944, inicialmente para preparar pessoal qualificado para a administração pública e privada do País. Posteriormente, a instituição expandiu seu foco de atuação e, do campo restrito da administração, passou ao mais amplo das ciências sociais e econômicas até chegar também nas áreas da pesquisa e da informação.

A FGV  foi a primeira instituição brasileira a ser membro do OEC – Open Education Consortium, um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo, pela internet.

Atualmente, a instituição oferece cerca de 50 cursos online e gratuitos em sua plataforma, porém pode ser que você tenha uma certa dificuldade de acesso por conta da alta procura, veja o aviso da instituição:

“Devido ao grande número de acessos aos Cursos Gratuitos disponíveis no site Educação Executiva, a referida plataforma está enfrentando alguma instabilidade. Estamos trabalhando para corrigir os problemas. Em breve, nosso site estará normalizado e poderá atender a todos. Agradecemos a compreensão e confiança”.

Acesse aqui.

 

SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) também oferece alguns cursos online e gratuitos. São 12 temas disponíveis: Consumo Consciente de Energia, Educação Ambiental, Finanças Pessoais, Fundamentos de Logística, Lógica de Programação, Metrologia, Noções Básicas de Mecânica Automotiva, Propriedade Intelectual, Segurança no Trabalho, Tecnologias da Informação e Comunicação.

Para efetivar a matrícula em um dos cursos gratuitos, é necessário escolher o curso desejado e clicar no ícone “inscreva-se”; ler o Termo de Compromisso dos Cursos Online e, se estiver de acordo, clicar em “Concordo”; por fim, basta preencher o formulário de inscrição e clicar em Enviar.Acesse aqui.

 

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Criada em 1934, a Universidade de São Paulo é uma das mais importantes instituições de ensino superior e pesquisa do Brasi. Através da plataforma Coursera, a instituição oferece 16 cursos e programas de cursos integrados. Acesse aqui.

 

SEBRAE

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) disponibiliza uma grande variedade de cursos online e totalmente gratuito. Além disso, nesse período de quarentena, o site também oferece alguns jogos infantis. Desse modo, você pode estudar, enquanto seus filhos brincam e também aprendem. Acesse aqui.

 

UAITEC

A Rede UAITEC é uma política pública da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Minas Gerais) que tem como objetivo promover a inclusão digital e social por meio da oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional nas modalidades presencial e à distância.

A Rede oferece mais de 60 cursos online e os interessados deverão realizar um cadastro prévio no site cadastrando CPF, RG e dados pessoais como e-mail, endereço, e data de Nascimento.

Os cursos passam pelas áreas do empreendedorismo, informática, contabilidade, entre outros. Acesse aqui.

 

UTRAMIG

A Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais – UTRAMIG foi fundada em 1965 e é vinculada à Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social. A sua plataforma EAD oferece cursos online e gratuitos de Marketing Pessoal; Desenvolvimento de Líderes; Direitos Humanos, Ética e Cidadania; Sustentabilidade; Português; Matemática; Introdução ao Ensino a Distância; Administração do Tempo em EAD; Gestão de Projetos; Desenvolvimento Web; Marketing e Análise de Sistemas de Informação; Lógica e Técnicas de Programação; Informática Aplicada; Segurança na Construção Civil; Medicina do Trabalho e Primeiros Socorros; Gestão Empresarial e da Qualidade; Elaboração de Projetos. Em breve terá Libras também. Acesse aqui.