Menu

Governo de Minas oferece acesso gratuito a curso de Programação de Harvard

Mineiros podem aprender a programar em qualquer uma das 134 unidades do TecPop Minas
10/02/2023 às 15:21
Tempo de leitura
4 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Por meio de uma parceria entre Governo de Minas e Fundação Estudar, está disponível a versão em português do ‘Curso de Introdução a Programação da Universidade de Harvard’, uma das mais prestigiadas do mundo. O CC50, como é chamada a versão brasileira, é totalmente on-line e conta com mais de 25h de conteúdo, passando por conceitos como algoritmo e estrutura de dados, até linguagens como C, Python, SQL e JavaScript.

Uma pesquisa do Instituto Korn Ferry, estima que até 2030, o déficit de profissionais de tecnologia no mundo será de 4,3 milhões. O que posiciona a área como uma excelente oportunidade de carreira. No Brasil estima-se que formam-se apenas 65% da demanda. Além disso, é cada vez mais consensual que “independente do setor de atuação, as pessoas precisarão entender o básico do que é possível fazer com tecnologia”, afirma Ailton Cunha, Líder da Frente Tech da Fundação Estudar.

Ao concluírem o CC50, 88% dos alunos afirmam se sentir mais confiantes em aplicar para vagas de tecnologia. E são conectados com diferentes oportunidades de continuar o seu desenvolvimento profissional por meio de outras iniciativas da Fundação Estudar, como bolsas para programas de empregabilidade, ou de liderança. Até o momento, mais de 10 mil alunos já concluíram a versão brasileira do curso. 

De acordo com a aluna Daiana Meotti, o curso pode ser descrito como “excelente! Diferente de muitos professores de TI, o David, com quem tive aulas, consegue transmitir o conhecimento com muita didática. As analogias e dinâmicas ajudam muito para aqueles alunos iniciantes.”

“Sensacional! O nível do curso vai além das expectativas. Muito conteúdo rico de informações e todas bem detalhadas.” É como descreve o concluinte Nicollas Arruda.

Hoje são 134 prefeituras do estado parceiras do Tecpop Minas que possuem laboratórios tecnológicos para atendimento ao público do projeto e disseminação dos cursos. Esse suporte extra, foi responsável pela taxa de conclusão dos alunos do TecPop ser 3x maior que a média nacional, quando comparado com alunos de outros projetos e estados. 

O secretário de Estado Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, avalia que esta é mais uma das diversas oportunidades ofertadas pelo TecPop Minas. De acordo com ele, “o Governo de Minas mostra, com o programa e todas as oportunidades contidas nele, o objetivo constante de ser impulsionador de melhorias na vida dos mineiros, ampliando as perspectivas de geração de emprego e renda de qualidade.” 

+ Cinco cursos gratuitos mais procurados na Universidade de São Paulo (USP)

TECPOP É DESTAQUE NACIONAL

Evidenciando sua excelência, os números de formandos do CC50 por meio da plataforma do TecPop Minas são três vezes maiores que a média nacional. De acordo com dados coletados pela Fundação Estudar, em âmbito nacional, a taxa de concluintes foi de 9040, o que representa um índice de  conclusão de 4,12%. Em Minas esse número sobe para 12,50%.

SOBRE O TECPOP MINAS

O Tecpop Minas consiste em programa fundamental para a democratização da tecnologia, do empreendedorismo e do conhecimento como estratégia para o desenvolvimento econômico e social do Estado de Minas Gerais. O projeto tem como objetivo garantir a inclusão digital e a capacitação profissional dos mineiros, oferecendo cursos e conteúdos tecnológicos para capacitação profissional gratuitos na modalidade on-line.

Para iniciar o curso basta acessar a página do Tecpop Minas e fazer sua inscrição, sem nenhum custo: https://www.tecpop.mg.gov.br/ 

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais

COMENTÁRIOS