Menu

Quer fazer faculdade? Veja 160 vagas totalmente gratuitas de cursos superiores

Há oportunidades para ingressar em cursos de graduação presenciais em Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação e Engenharia de Controle e Automação.
10/04/2022 às 06:30
Tempo de leitura
5 min

Faculdade Engenheiro Salvador Arena (antiga Faculdade de Tecnologia Termomecânica – FTT), que integra o grupo de excelência do Ministério da Educação (MEC), abre 160 novas vagas gratuitas distribuídas entre os cursos de graduação presenciais em Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação e Engenharia de Controle e Automação. O ingresso será por meio de vestibular presencial e as inscrições podem ser feitas até o dia 19 de maio de 2022, diretamente no site da Vunesp.

A Faculdade, que tem como proposta a transformação social por meio da educação de excelência, atualizou recentemente as matrizes curriculares dos quatro cursos de graduação, tornando-os ainda mais alinhados às exigências do mercado atual e futuro, com o foco em inovação, tecnologias inovadoras, e nas principais tendências mundiais.

O curso de Administração forma gestores (gerentes, diretores, supervisores, COs) em empresas nacionais e multinacionais, big techs, bolsa de valores, startups, indústria, comércio, mercado aberto de ações, empresas do terceiro setor, empresas públicas e privadas, e até mesmo donos do próprio negócio, recebeu disciplinas como comércio exterior, relações internacionais, inovação, inteligência de mercado e ciências de dados.

A graduação em Engenharia de Alimentos, por sua vez, incorporou disciplinas que envolvem gestão e ciência de dados na formação específica do profissional, tendo como base o desenvolvimento de produtos e processos no setor alimentício. Assim, capacitará ainda mais os profissionais para atuarem nas áreas de desenvolvimento de equipamentos para a indústria, processo de industrialização de matérias-primas, consultoria técnica em órgãos de fiscalização, pesquisa e desenvolvimento (P&D), tratamento de efluentes, áreas correlatas à industrialização de alimentos, embalagens e até mesmo na docência. 

Já o curso de Engenharia da Computação passou a direcionar a formação profissional para além da programação, promovendo o conhecimento profundo e amplo das novas tecnologias e sua responsabilidade na transformação de setores, para preparar o aluno para atuar como Team ou Tech Lead, consultores, trabalhar com pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, desenvolver o próximo aplicativo “unicórnio”, desenvolver produtos e serviços para a indústria 4.0, desenvolver produtos e serviços para a Internet das Coisas (IoT, em inglês), desenvolver produtos e serviços para o 5G e atuar em áreas promissoras como a cloud computing e a inteligência artificial.

O curso de Engenharia de Controle e Automação conta agora com temáticas ligadas à digitalização e novas tecnologias aplicadas aos processos, além de conteúdos voltados para gestão. Tudo isso para tornar o aluno ainda mais apto a atuar na área de automação industrial, em Pesquisa e Desenvolvimento de Processos e Produtos, em Automação Predial e Residencial com tecnologia HVAC Prédios Inteligentes, Automação de Sistemas Viários, Sistemas Bancários com uso da Inteligência Artificial, Automação de Máquinas e Equipamentos Agrícolas Modernos, Automação e Controle de Processos Contínuos e Discretos, além de trabalhar com o uso racional de energia. Deste modo, os graduados do curso poderão ser facilitadores do trabalho do ser humano em operações de repetição e carga com a aplicação e uso de robôs industriais.

Em todos os cursos foram incluídas também algumas disciplinas eletivas, estas especificamente, no formato híbrido, que o aluno poderá escolher dentre as trilhas de formação complementar.

“A partir das questões técnicas atualizadas e alinhadas às necessidades atuais e futuras do mercado, os alunos da Faculdade Engenheiro Salvador Arena têm em sua formação o olhar voltado para o empreendedorismo, com visão sistêmica, moderna, arrojada e um olhar para o futuro, além da construção de valores como a cidadania, sustentabilidade e desenvolvimento da sociedade”, afirma Luciana Guimarães Borges, diretora acadêmica da Faculdade.

Ainda segundo a diretora, por meio de um acompanhamento constante, baseado em metodologia testada, a Faculdade detecta o perfil do profissional e conhecimentos que os setores demandam e, assim, inclui no cotidiano dos alunos a discussão de temas que alinham as competências profissionais e sociais às expectativas do mercado. Isso se dá nas aulas, simpósios, atividades como empresa júnior, desafios, entre outros.

Sobre o vestibular

No processo seletivo para a Faculdade, que ocorre duas vezes por ano, metade das vagas oferecidas é destinada a candidatos com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. O candidato interessado nessa modalidade deve se inscrever para as vagas sociais e comprovar o perfil socioeconômico no ato da matrícula. Também é possível solicitar a isenção da taxa. Os critérios estão especificados no edital.

Fonte: CDN Comunicação

COMENTÁRIOS