Menu

USP lança curso gratuito online sobre o novo coronavírus

28/03/2020 às 08:57
Tempo de leitura
3 min

Os coronavírus são uma grande família de vírus que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).

Um novo coronavírus (COVID-19) foi identificado em 2019 em Wuhan, China. Este é um novo coronavírus que não foi identificado anteriormente em humanos. A transmissão, de acordo com o Ministério da Saúde, acontece de uma pessoa doente para outro ou por contato próximo por meio de aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, objetos ou superfícies contaminadas como celulares, mesas, maçanetas, teclados, etc.

O primeiro caso de contaminação por coronavírus no Brasil foi o de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que voltou da Itália no dia 21 de fevereiro. A confirmação da doença nesse homem ocorreu cinco dias depois, no dia 26 de fevereiro.

A partir desse primeiro registro até o dia 26 de março, segundo o Ministério da Saúde, o país contabiliza 2.915 casos confirmados da doença e 77 óbitos.

Pouco se sabe sobre o coronavírus. Muitas perguntas ainda não foram respondidas. Entretanto, a Organização Mundial da da Saúde e o Ministério da Saúde divulgam boletins e fazem coletivas de imprensa atualizando a população sobre os avanços das investigações sobre o vírus.

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), que faz parte da Universidade de São Paulo (USP) lançou o curso “COVID-19: O que você precisa saber e fazer!”, que fornece uma introdução geral ao COVID-19 e vírus respiratórios emergentes e destina-se a toda a sociedade.

São quatro módulos curtos e bem simples com informações e orientações gerais a respeito do funcionamento do vírus e da doença, as medidas que devem ser tomadas para evitar a contaminação e orientações que devem ser seguidas em tempos de distanciamento social e quarentena .

Ao final do curso, há um questionário e a emissão de um certificado. Para acessar o conteúdo, é necessário fazer um cadastro e não há pré-requisitos. Clique aqui para visualizar o tutorial sobre como realizar a inscrição. Em seguida, acesse aqui o conteúdo do curso.

Bom estudo!

Leia também: Quem inventou o álcool em gel?