Menu

Decoração do Itabirito Folia 2020 homenageia músicos da cidade

18/02/2020 às 17:47
Tempo de leitura
3 min

O Itabirito Folia transforma as ruas da cidade em um grande palco para homenagens. E, em 2020, os músicos são a inspiração para a decoração de Carnaval, que evidencia grandes nomes da história do município. “Neste ano o desafio é homenagear os músicos de Itabirito. A decoração tem elementos voltados para o tema, como instrumentos musicais e cores que fazem a transição com a música”, destaca Walter Martins, artista plástico responsável pela decoração do Carnaval.

Walter Martins, artista plástico responsável pela decoração do Carnaval, está animado com o resultado – Crédito da foto: Prefeitura de Itabirito

Como marco da decoração, a Praça da Bandeira ganha uma obra especial. “Fizemos uma homenagem ao grande mestre, Maestro Dungas, com uma grande caricatura que foi possível após algumas pesquisas. Dungas tem uma história de tradição na música itabiritense e a homenagem é um resgate cultural, que faz parte da preparação para o centenário de Itabirito”, destaca Walter Martins.

Os foliões são guiados pelas tradicionais fitas em todo o circuito, e a movimentação da montagem dos enfeites acontece com força total para a cidade estar pronta para receber o público entre os dias 19 e 25 de fevereiro. “A escolha dos homenageados é pela representatividade que eles tiveram e têm para a música de Itabirito, tanto como professores e compositores quanto incentivadores da arte. Itabirito é uma cidade com grande aptidão musical, facilmente constatada pela qualidade e quantidade de corporações, corais e bandas. A homenagem é a todos os músicos itabiritenses que fazem parte da nossa historia, rumo ao 100 anos de Itabirito.”, explica Junia Melillo, secretária de Patrimônio Cultural e Turismo.

DCIM100MEDIADJI_0201.JPG

Decoração coloca a cidade em clima de festa – Crédito da foto: Prefeitura de Itabirito

Ainda no Circuito Folia, a avenida terá banners com caricaturas de músicos itabiritenses, como Padre Francisco Xavier, Maestro Vieira, Liz Bastos e Dona Lolinha. Outro ponto marcante da decoração é a Praça da Estação, que ganhou um letreiro gigante com os dizeres Eu ‘amo’ Itabirito; além de elementos que remetem aos músicos. “Já faço parte desses movimentos culturais da cidade há um bom tempo e, para mim, é muito gratificante participar dessas decorações para o Carnaval da cidade. Os enfeites estão muito bonitos e fizemos tudo com muito carinho e com muito cuidado para agradar ao folião”, afirma Marcos Fileto, que participa da equipe de decoração do Carnaval.

Última atualização em 28/10/2021 às 19:39