Menu

Quarto de casal: aquele lugar que tem que ser especial para os dois

15/06/2019 às 16:14
Tempo de leitura
7 min

O quarto de casal é a parte mais privativa de uma morada. É praticamente o “santuário” que oficializa a união entre duas pessoas que estão dispostas a ter uma relação amorosa, a dividir uma vida.

Mas, esse local terá não só a função emocional – a da intimidade-, mas também uma prática – que seria a do sono, recolhimento e sexo. Por isso, sua decoração precisa expressar isso de algum modo. E como? Bem, confira nas dicas a seguir!

Crédito da foto: Manoela Lustosa/Viva Decora

Como a decoração de um quarto de casal deve aparentar

O quarto do casal pode apresentar uma decoração no mesmo estilo escolhido para a casa toda. Porém, por ser um ambiente tão íntimo, precisará manifestar mais intensamente o gosto e as necessidades do próprio casal. Ter móveis em número e tamanho suficientes para guardar os pertences de cada um. E também áreas para expor todos os bibelôs que remetam ao amor e as boas recordações que essa relação trouxe para a vida deles.

Obviamente, o amor que há entre amantes não deve necessitar de um teto para existir. Mas, sua chama pode ser instigada a todo o momento de vários jeitos. A decoração do quarto do casal deve ajudar a lembrá-los, no dia-a-dia, do propósito de estarem juntos. Sendo assim, o visual desse cômodo precisa ser extremamente romântico – isso de acordo com os valores prezados pela dupla, claro.

Crédito da foto: Archdesign Studio/Viva Decora

Como decorar um quarto de casal considerando o gosto e as necessidades do casal

Num quarto de casal, o item mais importante, certamente, é a cama. Agora, esse móvel tem apenas uma utilidade; por isso, muitas outras coisas precisarão ser acrescentadas ao redor, no ambiente.

Será necessário ter também um guarda-roupa; talvez alguns gaveteiros e criados-mudos; também um recamier, um rack e painel para TV, uma mesa de trabalho e mais. Tudo vai depender das necessidades do casal!

Crédito da foto: Rodrigo Fonseca/Viva Decora

Existem pessoas que não abrem mão de ler um livro antes de dormir. Outras gostam de tomar seu café da manhã em um local mais reservado dentro de casa. Pois, nesse caso, o quarto do casal pode ser o local perfeito para fazer essas coisas, considerando estes hábitos. Ademais, muitos outros itens de decoração podem ser acrescentados ao conjunto de modo a demonstrar mais outras preferências dos cônjuges.

Aqueles que combinam de manter uma relação amorosa, geralmente, possuem gostos similares. Porém, vão manifestar, em um momento ou outro, certas divergências de opinião também. Eles podem concordar quanto a vários detalhes de decoração.

Mas é melhor que o projetista de interiores considere tudo que disserem numa conversa inicial. Afinal, uma proposta de quarto de casal simétrica, que ofereça as mesmas coisas os dois, é errado.

Crédito da foto: Liliana Zenaro/Viva Decora

De cada lado da cama, haverá uma pessoa diferente deitada! Pensando assim, é bem provável que cada uma quererá personalizar seu criado-mudo com objetos diferentes.

Uma vai se contentar com um abajur e um vaso de flores, por exemplo; já a outra vai dizer que prefere uma luminária articulada, um relógio despertador e um porta-retrato. E no armário? Uma vai precisar de mais gavetas e outra de mais cabideiros. Confuso, não?

Crédito da foto: Archdesign Studio/Viva Decora

Pois, é com todas estas diferenças de preferências, como citado anteriormente, com que o arquiteto ou designer de interiores precisará lidar. E o difícil para esse tipo de profissional, nesse caso, é conseguir entender o que os seus clientes gostam ou necessitam.

Para isso é que serve a etapa inicial de trabalho de arquitetura quando as partes conversam e é traçado o briefing do projeto.

Crédito da foto: Cristina Barbara/Viva Decora

Recomendações que os projetistas de interiores dão para a decoração de quarto de casal

Toda decoração de quarto de casal tem que ser romântica! Mas, a ideia de romântico para cada um pode ser diferente. Alguns profissionais indicam usar, nesse tipo de ambiente, paredes em cores avermelhadas, itens espelhados e quadros com imagens que remetam ao amor e à sexualidade.

O problema é que tudo isso pode, às vezes, mais inibir do que incentivar qualquer prática entre o casal, além de atrapalhar sua noite de sono – não pode!

Ao invés de carregar com a cor vermelha na decoração do quarto do casal, que tal usar tons abaixo, como o laranja? Melhor ainda seria se todas as maiores superfícies do cômodo fossem revestidas de materiais em tons neutros.

Então, os tons mais escuros e vivos ficariam para as peças menores, como quadros, colchas, almofadas, bibelôs, luminárias e mais. Só cuidado! Serenidade de sobre pode causar uma sensação ruim, tipo de “voo”!

Crédito da foto: Now Arquitetura/Viva Decora

Quanto à personalização do quarto, as imagens apresentadas neste texto dão boas ideias do que fazer. Mas, é mais fácil dizer o que não fazer!

Por exemplo, ter no ambiente itens que remetam à tristeza, ao isolamento e à violência. Também imagens e objetos religiosos; peças herdadas de pais e avós já falecidos; equipamentos de ginástica; e fotos dos filhos – há outros lugares melhores para tudo isso em casa.

Aliás, nem mesmo uma TV seria bom ter no quarto, já que esse deveria ser um lugar de repouso. Claro que há soluções que amenizem o problema, como deixar o aparelho a uma distância de pelo menos 1,5 m da cama – além do mais, fechado, dentro de um armário. TVs em LCD seriam mais indicadas pelos especialistas, pois têm baixas tensões e não geram campos eletromagnéticos significativos que tanto prejudicam a saúde humana.

Manoela Lustosa

Crédito da foto: Manoela Lustosa/Viva Decora

Também é preciso dizer mais coisas sobre a decoração de quarto de casal! Primeiro, que, nesse caso, é importante investir em um bom colchão, além de lençóis e edredom. Que se deve prever um sistema de luz variado – no geral, difuso e suave.

Que espelhos ficam ótimos no ambiente, mas só se tiverem nos locais corretos. E que itens com movimento, como fontes e sinos de vento, em tese, dariam um bom ânimo para casais de mais idade.

Crédito da foto: 2MArquitetura Arquitetura e Interiores / Viva Decora

Então, gostou das dicas? Agora, na hora de decorar o quarto de casal de sua própria casa, é só colocar um toque de vocês dois!

Estas dicas de decoracão de quarto de casal foram criadas pela equipe Viva Decora.

COMENTÁRIOS