Ultimate magazine theme for WordPress.

Defesa Civil lança Plano Estadual de emergência para o período chuvoso

O plano tem como principal objetivo previnir tragédias em decorrencia das chuvas

  • ícone de compartilhamento

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) realizou, na última quinta-feira (24), em Governador Valadares, o lançamento do Plano Estadual de Preparação para o Período Chuvoso 2019/2020.  O plano tem como principal objetivo previnir tragédias em decorrencia das chuvas.

O lançamento do documento contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas, entre prefeitos, coordenadores e agentes da Defesa Civil, além de bombeiros e policiais militares. Os participantes do evento foram instruídos pelo Estado a contribuírem e adotarem medidas de prevenção de desastres e, se possível, responder rapidamente diante da possibilidade de chuvas intensas.

Período chuvoso

O período chuvoso estende-se entre os meses de outubro a março, sobretudo entre os meses de janeiro, novembro e dezembro.  Nesse período, os municípios devem manter os planos de contingência sempre atualizados para garantir resposta rápida à população em caso de ameças ou desastre em decorrência das chuvas.

Um levantamento realizado pela Defesa Civil do Estado mostrou que entre os anos de 2013 e 2018, 57% de todos os desastres causados por chuvas ocorreram nos meses de dezembro. Os dados serviram de referência para que os municípios mineiros se organizem para preparar e mobilizar equipes para atuar nessas situações.

Alertas de risco

No ano de 2017, o Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração, em parceria com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios lançou o sistema de envio de alertas metereológicos por SMS. Os alertas são enviados gratuitamente para os cadastrados sempre que  há situações de risco em decorrência de desastres naturais.

Para se cadastrar e receber os alertas enviado pela defesa civil, o interessado precisa enviar uma mensagem de texto, na qual deve informar o CEP da residência ou local desejado, para o número 40199.0199. Caso não deseje mais receber os alertas, é possível cancelar o serviço.

De acordo com a Defesa Civil, o cadastro é muito importante, pois, ao receber o alerta, o cidadão pode tomar suas medidas de atenção, além de ajudar outras pessoas.

Assinantes de TV a cabo também recebem alertas

Desde o final de setembro, os clientes de TV por assinatura  recebem alertas de risco, que aparecem na tela de seu aparelho,  por meio de um serviço desenvolvido em parceria com Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e a Defesa Civil do Estado e municípios.

O sistema, que  que já está disponível aos assinantes das empresas Claro (NET), Vivo, Oi e Sky, surge  na tela ao exibir a mensagem “DEFESA CIVIL: agora os ALERTAS de RISCO estão na sua TV. Fique ligado!  em casos de iminência de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais e chuvas de granizo.

Além disso, a Defesa Civil de Minas Gerais também divulga os alertas por meio das redes sociais Instagram  e Twitter.

 

*Com informações da Agência Minas.

Leia também: Defesa Civil de Minas Gerais cria alerta de desastres via SMS

Comentários do Facebook