Menu

Defesa Civil e Vale ativam nova sirene de emergência em Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto (MG)

Equipamento foi instalado preventivamente para reforçar a segurança e melhorar a capacidade operacional do sistema de alerta
01/03/2024 às 13:14
Tempo de leitura
2 min
Foto: divulgação/Vale
Foto: divulgação/Vale

A população de Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto (MG), que vive perto das barragens Natividade, Doutor e Timbopeba está ainda mais segura. A Defesa Civil Municipal e a Vale realizarão, neste sábado (02/03), às 10h15, o comissionamento de uma nova sirene de emergência, que passa a integrar o sistema de alarme das estruturas. O objetivo é ampliar a capacidade operacional desse sistema, com foco em prevenção e segurança.

O comissionamento, que acontecerá logo após o teste mensal das sirenes de alerta já instaladas, é considerado o primeiro acionamento de uma nova sirene, feito com o som real de emergência e com duração estimada de 7 minutos, tendo como objetivo testar seu funcionamento e verificar o alcance do som. Antes do som real de emergência, será emitida uma mensagem informando que se trata de um teste. Não é necessária nenhuma ação por parte da comunidade, que poderá manter sua rotina normalmente.

+ leia também: Gerdau tem mais de 80 vagas para profissionais de nível médio, técnico e superior
 
A atividade é realizada em continuidade às ações que fazem parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas, em cumprimento à legislação vigente. Não houve qualquer alteração na condição de segurança das barragens.
 
Prevenção e monitoramento
 
Com objetivo de desenvolver e fortalecer a cultura de prevenção nas comunidades onde atua, a Vale tem equipes dedicadas a fazer a gestão de emergências junto às pessoas e em conjunto com a Defesa Civil e órgãos competentes. Para isso são realizados, periodicamente, treinamentos e exercícios simulados para preparar a população em caso de eventuais emergências com barragens, além de testes rotineiros dos equipamentos de alerta. O foco prioritário é a segurança das pessoas, o cuidado com o meio ambiente e a redução de riscos.
 
As principais barragens da Vale são monitoradas 24 horas por dia e 07 dias por semana pelos Centros de Monitoramento Geotécnico (CMGs) da empresa, além de receberem inspeções regulares de equipes internas e externas, que agem prontamente quando são necessárias ações preventivas ou corretivas. Mais informações podem ser obtidas no site www.vale.com/esg.

Fonte: Vale

COMENTÁRIOS