Menu

Desmistificando o Kefir

17/08/2017 às 04:16
Tempo de leitura
3 min

Muito tem se falado sobre o Kefir, seu uso vem se tornando cada vez mais comum e com isso surge o interesse por saber a que se refere esse alimento e quais os benefícios do seu consumo. Trata-se de um leite fermentado, produzido a partir de grãos que contém uma população de diferentes micro-organismos, dentre os quais bactérias e leveduras. O processo fermentativo resulta em uma série de compostos que conferem sabor e aroma característicos ao produto.

Os grãos de Kefir se multiplicam rapidamente, sendo assim cada usuário constantemente faz doação dos seus grãos excedentes para que outra pessoa também possa realizar o cultivo. É imprescindível que esse cultivo seja feito com higiene, reservando utensílios exclusivos para essa finalidade, e cuidando para que o armazenamento seja em local adequado, de modo a evitar contaminações, visto que a contaminação da cultura além de causar prejuízos para si próprio poderá acarretar em um surto de infecção alimentar, em decorrência das doações.

Benefícios do Kefir

Os benefícios proporcionados pelo consumo do Kefir se devem ao fato deste ser um alimento probiótico. Os probióticos são alimentos que contém micro-organismos vivos, que administrados em quantidades adequadas conferem benefícios à saúde do consumidor.

O probiótico reduz o risco de doenças, pois se consumido regularmente, ele ajuda a manter o equilíbrio da microbiota (população de micro-organismos que naturalmente habitam o corpo humano e nele vivem em harmonia), o que ajuda a proteger o indivíduo contra infecções, além de ajudar no tratamento de uma infecção já instalada. O consumo de probióticos também é capaz de proporcionar um funcionamento intestinal mais saudável.

A todo momento surge na mídia um novo alimento ou produto alimentício “da moda” que rapidamente ganha adeptos, fazendo com que o consumo seja popularizado, por isso vale lembrar  da importância de se buscar informações confiáveis sobre os reais benefícios de se consumir determinado alimento e quais as formas adequadas de fazê-lo, pois assim como no caso do Kefir popularizou-se um alimento realmente saudável o contrário também acontece, pois muitas vezes prega-se o consumo de produtos que prometem inúmeros benefícios que nem sempre são verídicos.

A saúde não pode ser banalizada com a adoção de práticas simplesmente porque estão sendo muito divulgadas. É preciso ter total consciência dos efeitos daquilo que resolvemos interiorizar para o nosso corpo.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 12:18