Menu

Quatro dicas para eliminar infiltrações e evitar o mofo em casa 

17/05/2018 às 15:54
Tempo de leitura
4 min

Com as temperaturas mais baixas e a chegada de estações mais frias do ano, fechar as janelas e evitar a circulação de ar são atitudes convidativas, mas que podem acarretar em problemas ao imóvel. Embora seja uma atitude tentadora, o excesso de umidade dentro de casa provoca o surgimento de manchas nas paredes e tetos, como mofo e bolhas. Além disso, infiltrações também são responsáveis pelo aparecimento de marcas nos ambientes que, com o tempo, podem colocar o imóvel em risco quando não tratados de maneira correta.

O que poucos sabem é que esse tipo de problema pode ser ocasionado por problemas na estrutura do imóvel, resultado de projetos executados por profissionais desqualificados. De acordo com o arquiteto Rafael Sera, da Master House Manutenções e Reformas, contratar um especialista para agir preventivamente é a melhor opção para que a casa não sofra com infiltrações.

“Para evitar problemas com mofo e manchas nas paredes e tetos decorrentes de infiltrações recomendamos que seja feita impermeabilização em toda a construção, seja em subsolos, lajes, piscinas ou fundações. É preciso contratar uma empresa especializada ou um profissional qualificado para realizar o serviço de forma correta. Afinal, a impermeabilização feita de maneira adequada pode durar até 25 anos, o que representa economia e bem-estar a longo prazo”, orienta o arquiteto.

Ainda segundo Sera, também é necessário identificar o tipo de produto mais adequado. Embora sejam diversas opções disponíveis no mercado, é possível identificar os impermeabilizantes em dois grupos: os rígidos(argamassas industrializadas, produtos bicomponentes ou com aditivos para argamassa ou concreto), que incorporam a estrutura e tendem a ser porosos; e os flexíveis (mantas pré-fabricadas ou moldadas no local que formam uma espécie de membrana de proteção), que se adaptam às possíveis movimentações na estrutura. “Uma vez identificado o tipo de produto, o segundo passo é colocar a mão na massa. Para evitar ciladas na hora de fazer este tipo de manutenção dos ambientes é preciso contratar um profissional especializado”, ressalta.

Para ajudar a identificar a origem da infiltração, o arquiteto preparou quatro dicas importantes:

De baixo para cima – alguns problemas de infiltrações surgem no alicerce, na base da construção. Logo, quando não feita a impermeabilização adequada, a construção do imóvel fica comprometida desde o seu início, permitindo que a umidade da terra suba pela parede. Nestes casos, é necessário ficar atento à impermeabilização durante o levantamento do alicerce. “Sugiro aplicar dois impermeabilizantes. Um a base de concreto e outro asfáltico”, dá a dica.

De cima para baixo – há infiltrações que mostram-se provenientes do teto. Nestes casos os causadores podem ser a calha e/ou telhas quebradas, por exemplo.

O causador está ao lado – para ampliar a construção, algumas pessoas optam por construir o imóvel “parede com parede” do vizinho. O que parece vantajoso em questão de espaço pode ser um problema quando a infiltração surge na parede ao lado. “Se o imóvel ao lado não estiver com a impermeabilização em dia, a infiltração do vizinho pode ser a causa do seu problema. Nestes casos a política do bom relacionamento é parte da solução do problema”, destaca Rafael Sera.

Encanamentos prejudicados – não são raros os casos em que profissionais pouco qualificados ou até mesmo o dono do imóvel faça alguma adaptação sem o conhecimento do posicionamento dos encanamentos. Ao perfurá-los, a água passa a criar poças internas, causadoras de infiltrações.

Sobre a marca

Fundada em 2012, a Master House Manutenções e Reformas figura como líder no segmento de franquias especializadas em serviços de alvenaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, pintura, gesso e drywall,impermeabilização, montagens e manutenção predial. Atualmente, conta com 84 unidades em 19 estados brasileiros, além de uma unidade em operação em Orlando, na Flórida (EUA). Mais informações sobre o modelo de negócio proposto pela marca estão disponíveis em www.franquiamh.com.br. Para saber mais sobre os serviços oferecidos em www.masterhousesolucoes.com.br

Leia também:

Última atualização em 19/08/2022 às 11:28