Menu

Como é que o Google Pode ter impacto no seu negócio?

19/09/2018 às 01:29
Tempo de leitura
5 min

Hoje em dia o Google é o motor de pesquisa mais utilizado de todo o mundo. Na verdade, cerca de 80% do volume de pesquisas mundiais são realizadas através do mesmo.

Assim sendo, qualquer que seja o seu negócio, o mesmo apenas tem a beneficiar se você aparecer nos resultados de pesquisa do Google.

Se está a pensar ter um negócio (se ainda não sabe qual o nome que irá dar ao mesmo sugerimos-lhe que use um gerador de nomes para empresas) ou se já está relativamente bem estabelecido na sua área de atuação, as dicas seguintes são para si.

Iremos explicar-lhe algumas estratégias de marketing digital que utilizam o Google. Acredite que as mesmas têm efetivamente o poder de impactar o seu negócio.

Se as seguir irá ver ao longo do tempo um desenvolvimento e aumento de notoriedade de uma forma que nunca pensou que fosse acontecer.

O impacto do Google num negócio: quais as melhores estratégias a usar

Estar online passa essencialmente por conseguir descobrir as melhores estratégias para se fazer notar no meio da concorrência.

Estar online e não ser visto ou reconhecido, é exatamente o mesmo que não estar. Por isso, se quer realmente alcançar uma excelente notoriedade online e consequentemente aumentar de forma exponencial as suas vendas, o Google é o seu melhor amigo.

Veja de seguida algumas das estratégias a usar.

1 – SEO

O SEO ou Search Engine Optimization é um conjunto de estratégias e técnicas que têm como principal intuito melhorar a visibilidade orgânica de uma marca, assim como aumentar de forma considerável o seu tráfego não pago.

Esta tarefa não é tão simples como parece, já que envolve um trabalho minucioso de uma equipa multidisciplinar que vai conseguir tornar o seu site mais amigável aos olhos dos motores de pesquisa.

Esta estruturação terá de ser em parte realizada através de palavras-chaves e tags devidamente estruturadas e ponderadas. A outra parte terá a ver com a própria estrutura do site.

Um site com um excelente conteúdo e que utilize as boas práticas de escrita para a web, mas que depois deixe imenso a desejar ao nível de estrutura interna, não irá conseguir alcançar bons resultados.

Assim sendo, lembre-se que o SEO não é apenas e só utilizar palavras-chave para conseguir ter sucesso. Existe imenso trabalho por detrás de uma estratégia de SEO bem estruturada.

2 – Links patrocinados

Os links patrocinados ou também conhecidos por media pagos, são meios de publicidade que se encontram segmentados pelo tipo de cliente, persona ou público alvo.

Para o mercado B2B, a compra de mídias pagas costuma ser uma excelente forma de a curto prazo conseguir alcançar estrategicamente as pessoas desejadas.

Assim sendo, é ainda importante ter em mente que ao final de algum tempo de utilização deste tipo de estratégia, a mesma acaba por ter custos mais elevados do que aquilo que iria pensar. Por isso, é importante que simultaneamente se dedique a mais opções.

Algumas plataformas que pode utilizar de forma a alavancar as suas vendas são:

  • Google Adwords – através de publicidade de pesquisa, display e shopping
  • Facebook Ads
  • Instagram Ads
  • LinkedIn Ads

3 – Email Marketing

O email marketing não morreu e está bastante longe disso. O problema é que a grande maioria das empresas não sabe ao certo como construir uma base de contactos que tenha interesse no que possa ter para vender.

Assim sendo, saiba de antemão que o primeiro passo para uma campanha de email marketing de sucesso passa essencialmente por nunca comprar bases de dados e utilizar as mesmas para a realização das suas campanhas.

Opte por colocar um formulário integrado no seu site que redirecione os leitores para uma oferta ou para uma promoção e que tenha como contrapartida para si, a entrega do nome e email do leitor.

Desta forma, saiba então que pode começar a investir em email marketing e conseguir obter retorno, pois todas as pessoas que subscreveram o pedido concordaram que a sua empresa os contacte.

4 – Redes Socias

Embora possa parecer estranho que estejamos a falar das redes sociais numa matéria que indica como o google pode ajudar o seu negócio, a verdade é que as mesmas são de extrema importância.

Embora a publicação de um conteúdo nas redes sociais não queira simplesmente dizer que a empresa consiga aparecer nos motores de busca, a verdade é que as fã pages de várias redes sociais podem ajudar um negócio a indexar-se no Google.

Muitas vezes as reviews que os usuários fizeram do seu negócio vão ser indexadas e vão ajudar o consumidor a conhecer melhor o seu negócio.

Acredite que se quer mesmo ganhar notoriedade e aumentar as vendas de forma expressiva, vai ter de abordar várias estratégias integradas de marketing digital.

Acredite que não é só criar um negócio, fazer um site e as suas vendas vão aumentar drasticamente. Desengane-se. Vai ter de se esforçar muito para ter sucesso.

Leia também: Novas tendências para decoração de interiores

Última atualização em 19/08/2022 às 10:41