Menu

Dica de Português: infarto ou enfarto, qual é a forma correta?

13/07/2020 às 08:24
Tempo de leitura
2 min

Que atire o primeiro dicionário quem nunca teve dúvidas de português! É normal! A Língua Portuguesa é complexa e cheia de regras que acabam por pregar peças em nós. Até mesmo os especialistas têm dúvidas, uma vez que nossa língua é plural e polissêmica, possuindo uma enorme variedade linguística.

Algumas palavras são faladas de maneiras diferentes por várias pessoas e, às vezes, fica difícil distinguir o correto do incorreto. Temos como exemplo as palavras infarto e enfarto. Você sabe qual a diferença entre elas?

Na medicina, é comum utilizar infarte para designar a morte de uma região do organismo em consequência da supressão súbita da circulação de sangue na artéria que irriga essa região.

Todavia, além de infarte, existem mais três palavras para designar a mesma situação: infarto, enfarte ou enfarto. Existe alguma diferença entre elas? A resposta é não! O vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras diz que as quatro formas estão corretas.

Acontece que, no passado, havia certa divergência entre essas palavras, porque alguns dicionários indicavam uma ou duas dessas palavras como corretas, mas agora entramos em um consenso e infarto, infarte, enfarte ou enfarto estão corretas.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 08:02