Você tem aquele espaço especial em casa e pensa em compor um jardim? Sem dúvida, essa é uma excelente ideia! As flores são sempre muito bem vindas, pois, além de serem ótimas companhias, elas enfeitam o ambiente e, dependendo da espécie, o deixa com aroma agradabilíssimo.
Nesta matéria vamos abordar sobre as principais espécies de flores para jardins, dando mais vida e alegria para a sua área, de maneira prática, afinal, não é todo mundo que tem tempo sobrando para cuidar do plantio.
Lírio
Singelos, os lírios entregam muita elegância ao jardim. É uma flor de fácil harmonização, além de possuir diversas opções de cores. Ela tem o designer minimalista e é muito charmosa.
Para um bom cultivo, o lírio necessita de muita iluminação solar. É necessário que ele tenha contato com o Sol por pelo menos 10 horas ao dia. Na hora de regar o lírio, é preciso ter cuidado para não exagerar. Podar esporadicamente é importante. Para obter sucesso no plantio da flor é preciso usar adubo orgânico.
Cores: Laranja, azul, amarelo, branco, lilás, vermelho e rosa.
Álisso
A Álisso, ou Flor-de-Mel, é uma flor muito sensível que demanda alguns cuidados, mas nada extraordinário. Sem dúvida, a sua beleza compensa o trabalho!
Sua maior sensibilidade se dá ao excesso de água, por isso ela deve ser menos regada se comparada com outras flores. Quanto mais ela mantiver contato com o Sol, melhor para o seu desenvolvimento.
Ela é uma planta rasteira, que chega no máximo a 20 centímetros de altura, por isso, em jardins ela é aproveitada como suporte para que outras flores, maiores, se destaquem.
Boca-de-Leão
A Boca-de-Leão é uma flor imponente. Em um jardim ela se destaca também pela sua altura. Ela possui uma diversidade de cores: branco, vermelho, lilás, rosa claro, amarelo e rosa pink.
Diferente das outras duas flores acima mencionadas, a Antirrhinum Majus, ou Boca-de Leão, como é popularmente conhecida, a planta precisa não apenas de Sol, como também de sombra para obter um bom desempenho. Ela é cultivada em terra vegetal.
Alfazema
Com um aroma conhecido por muitos, a Alfazema é uma flor que pode ser cultivada tanto em vaso como em canteiros. São ideais para usar em jardins. Para o sucesso em seu plantio, o Sol deve ser evitado, pois ela é uma planta de solo árido. Para a adubação deve ser usada a farinha de osso ou adubo NPK 4-14-8.
A Alfazema ou Lavandula Angustifolia, como é chamada pelos cientistas, é lilás. Sua cor e textura é muito imitada nos salões de desfile de modas. Estilistas do mundo inteiro tentam chegar a sua tonalidade.
Azaleia
Multicolorida, a Azaleia é uma flor que resguarda uma beleza exótica. É uma das plantas mais usadas por paisagistas, justamente por possuir cores que vão do branco ao rosa, passando por tonalidades dos rosa, entregando singeleza.
Para hortar a Azaleia, primeiramente deve-se escolher um local que tenha muito contato com o Sol. Outro cuidado com a planta é que ela só pode ser podada após o florescimento.
Coreópsis
Conhecida como margarida amarela, a Coreópsis é uma flor de cor vibrante que entrega muita energia ao jardim. O amarelo está ligado ao estímulo o pensamento otimista no cérebro humano, assim como trás uma sensação de aquecimento, alegria e esperança.
A Coreópsis é uma planta que resiste ao período de estiagem e fácil de cultivar, podendo brotar até mesmo em solos pobres em nutrientes e minerais.
Gardênia
Uma planta alta que pode ser usada como arbusto e entrega um estilo que mescla sofisticação com fortaleza, a Gardênia é uma das plantas mais usadas na jardinagem.
O branco creme da Gardênia contrasta perfeitamente com o verde escuro, esse jogo de cores entregam ao ambiente a sensação de frescor. Para estar sempre saudável, o pé de Gardênia precisa ser frequentemente regado e ter o máximo o possível de contato com o Sol.