Quem é que não gosta de viajar? Conhecer novas paisagens, descansar com a família, curtir com os amigos, criar novas memórias…relaxar. Mas para quem tem um bichinho de estimação, às vezes, a escolha do lugar precisa ser muito bem pensada, afinal, eles são parte da família e não vão ser deixados para trás, não é mesmo?
Mas antes de pegar a estrada do com o seu pet, é preciso ter alguns cuidados. Vacinação em dia e usar um bom antipulgas e carrapatos é fundamental para garantir a saúde do seu animal na hora de viajar.
Conheça outros cuidados que você precisa tomar!
+ Vai trocar de sofá? Veja cinco dicas que irão te ajudar na decisão
Visita ao veterinário
A primeira coisa a fazer é marcar uma consulta com o veterinário do seu animalzinho para saber se ele tem condições de fazer uma viagem. Filhotes, por exemplo, por não terem tomado todas as vacinas, provavelmente não vão poder viajar, bem como os velhinhos ou doentes.
Se o seu pet é ansioso, o veterinário pode receitar algo para deixá-lo mais calmo durante o período de deslocamento. Somente ele vai saber o que é mais indicado para o seu animal. É o veterinário quem também dá a documentação que atesta as condições da saúde.
Caixa de transporte
Cada meio de transporte exige um tipo de cuidado. Se a viagem for de carro, seu cachorro deve ir preso no cinto de segurança ou em caixas de transporte tipo cadeirinhas, mas que tenham cintos.
Caso a viagem seja de ônibus, cada companhia tem suas regras e é preciso verificar antes de embarcar. Seu pet precisa ir em uma caixa adequada e há limitação de quantos animais podem ter dentro do ônibus.
E se a viagem for de avião, atente-se ao porte do animal. Cães pequenos, por exemplo, podem ir em caixas de transporte e vão na cabine. Já os de médio e grande porte precisam ir em caixas de material reforçado e seguro, pois eles vão no compartimento de carga.
Sem pulgas e carrapatos
Antes de ir viajar, o indicado é dar um bom banho com shampoo antipulgas. Mas para prevenir problemas com pulgas e carrapatos, o ideal é considerar um ativo de ação contínua, como o da Bravecto.
Mala de viagem do seu pet
Não é só você que tem coisas para levar. É importante separar as coisas do pet que precisam ser levadas na viagem.
Separe coleira, tapete higiênico, medicação e itens que ele usa no dia a dia, como as vasilhas de comida e água. Ah! E não se esqueça dos brinquedos e da cama com a coberta.
Tag de identificação
Ao sair com o seu pet para viajar, o cuidado deve ser redobrado! Mesmo que o lugar seja tranquilo, use sempre a coleira, pois isso evita que ele saia correndo ou fuja.
Também é importante usar sempre uma tag com identificação com nome do animal e um telefone de contato.
Viajar com o seu animal de estimação é mais fácil do que parece. Tomando todos os cuidados e seguindo as dicas, todo mundo se diverte!