Menu

Óculos de grau: como escolher o mais adequado para você

26/08/2021 às 20:18
Tempo de leitura
4 min
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva

Por alguns anos, a popularidade dos óculos de grau deixou de ser considerados feios para se tornar um acessório de moda. Portanto, não é surpreendente que uma ampla gama de modelos e designs esteja disponível hoje no mercado.

Hoje podemos encontrar centenas de armações de óculos diferentes, tanto para óculos de sol quanto para óculos de grau, e escolher uma armação que se adapte ao seu estilo, personalidade e necessidades pode ser difícil. É por isso que queremos ajudá-lo com dicas para escolher os óculos que mais se adequam ao seu rosto. 

Por que você precisa usar óculos graduados?

Embora pareça óbvio, pensar no uso que darão aos óculos graduados não é algo que todos tenham em mente ao escolhê-los. Antes de fazer qualquer escolha, é importante que nos perguntemos por que precisaremos dos óculos, com que frequência os usaremos e em que áreas da vida diária serão necessários.

Por exemplo, alguém com um trabalho de escritório, que envolve papelada e fica muito tempo sentado em frente a um computador, não precisa do mesmo modelo de óculos de quem precisaria de alguém que se dedica a atividades esportivas. Nesse sentido, o material dos óculos terá papel fundamental na decisão final.

Tipos de armações

Mas, primeiro, é importante saber que existem diferentes tipos de armações. Os óculos mais comuns são aqueles com armação completa (a armação envolve toda a lente), embora também existam designs de óculos de meia armação ou óculos sem armação (óculos com armação aberta). Estes últimos são muito leves e têm a vantagem de serem facilmente combinados com qualquer roupa.

As molduras também podem ser feitas de diversos materiais. O acetato é um material leve e, portanto, as armações feitas com esse material são confortáveis. Podemos encontrar molduras de acetato muito variadas e todos os tipos de cores. Trazem diversão para os óculos e distinção para quem opta por seu uso.

Existem também armações de metal, que são um material muito mais leve e proporcionam maior conforto ao usuário. Costumam trazer um toque de elegância e luminosidade ao rosto. São ideais para pessoas com rosto pequeno.

Ainda mais leves são as armações de titânio. Este tipo de armação também é muito resistente. Normalmente são uma boa opção para trabalhadores que realizam seus trabalhos ao ar livre e também para atletas.

Escolha os óculos de acordo com o seu rosto

Visagismo é uma técnica que analisa as características e proporções do rosto. É utilizado por maquiadores e cabeleireiros para conseguir uma maior harmonia no conjunto das facções. Também é muito útil escolher os óculos que mais se adaptam a cada tipo de rosto.

As faces podem ser classificadas em redondas, quadradas, ovais, alongadas e triangulares. Veja:

  • Rostos redondos: óculos quadrados com designs angulares irão favorecer os contornos desse tipo de rosto, tornando-o mais estilizado e nítido.
  • Rostos quadrados: os óculos redondos escondem as linhas do rosto, enquanto uma moldura ligeiramente maior fará com que o rosto pareça mais refinado.
  • Rostos ovais: esse tipo de rosto é um dos mais flexíveis porque quase qualquer modelo ficará bem nele.
  • Rostos alongados: escolher armações grandes o suficiente para cobrir amplamente a superfície do rosto fará com que pareça muito mais plano.
  • Rostos triangulares: os óculos tipo olho de gato ou aviador realçam as linhas desse tipo de rosto, alargando a têmpora e afiando a parte inferior da face. Por outro lado, armações que se projetam dos contornos da têmpora ajudam a equilibrar o formato do rosto.

Essas dicas podem te ajudar a escolher seus próximos óculos, mas lembre-se que, o mais importante é que você proteja sua saúde visual comprando seus óculos de sol ou óculos graduados em óticas, locais especializados dirigidos por profissionais da visão.
Acesse o site da Óculos pra mim e tenha acesso a variedade de óculos de grau e de sol originais, com certificado e nota fiscal.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 07:36