Menu

A importância da saúde mental para o bem estar

21/10/2021 às 15:38
Tempo de leitura
5 min
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

A importância da saúde mental para o bem estar é tanta que até mesmo pessoas saudáveis fisicamente ficam debilitadas ao se deparar com doenças mentais como a depressão e a ansiedade.

Além de ser importante para as questões físicas, a saúde mental tem relação com a qualidade interativa individual e coletiva com as pessoas ao redor.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que o conceito de saúde abrange mais que a presença de sintomas para entender o quadro clínico de uma pessoa, já que a saúde mental pode não apresentar nenhum deles aparentemente.

Então, devemos entender cada tipo de pessoa que está passando por isso para saber como agir frente a esse problema que é um dos que mais aumentam nos dias de hoje por causa do mundo digital, principalmente.

Mundo digital e a importância da saúde mental para o bem estar das pessoas

Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais expostas nas redes sociais, postando stories no Instagram demonstrando como estão felizes em todos os momentos de sua vida.

Mas, essa pressão que a sociedade impõe de precisar provar que está bem emocionalmente nas redes sociais produz um efeito contrário e as pessoas que se expõe sofrem muito com essa vida dupla.

A vida dupla, nesse sentido, diz respeito à vida que é publicada em redes sociais comparada com a que se vive por trás das câmeras, onde os problemas existem, de fato.

Não são raros os casos de ansiedade, nos dias de hoje, por isso que plataformas digitais fazem sucesso com postagens temporárias que servem para que os seguidores saibam o que os influenciadores estão fazendo em tempo real. Essa busca enorme por informações a respeito de pessoas famosas é muito prejudicial, pois, apesar da busca incessante

pela felicidade nas redes, temos problemas bem maiores, como a ansiedade, que devem ser priorizadas.

Como controlar a ansiedade?

A ansiedade está crescendo todos os dias no mundo, por causa de todas as informações e as cobranças que o mundo digital impõe sobre as pessoas.

Hoje, todos querem estar bem, assim como as pessoas que postam fotos demonstrando que qualidade de vida é estar bem fisicamente.

No entanto, o aumento desse problema prova a importância da saúde mental para o bem estar das pessoas, já que controlar isso é muito difícil e nenhum influenciador digital consegue ensinar em suas publicações, já que nem eles mesmos não controlam a própria doença de sempre se provar para uma sociedade conectada.

A ansiedade ocorre em pessoas que trazem problemas do futuro para o presente, então pensando nisso, especialistas criaram uma técnica conhecida como “5, 4, 3, 2, 1”. Veja abaixo o seu funcionamento:

  • Primeiramente, devemos pensar em 5 coisas que podemos ver como os objetos que estão à nossa volta, por exemplo, pois isso nos mantém focados no momento atual;
  • Em segundo lugar, devemos pensar em 4 coisas que podemos sentir como a textura de nossas roupas, a dureza de uma mesa, entre outras sensações que podemos sentir tocando, por que isso nos situa onde estamos no presente;
  • Depois, pensamos em 3 coisas que podemos escutar como o som de carros, de pássaros, já que essa técnica prova mentalmente que estamos perto de quem está emitindo os sons;
  • Em seguida, vem as 2 coisas que podemos sentir o cheiro, como um pão saindo do forno ou até algum odor desagradável que nos prove onde estamos no momento;
  • Por último, 1 coisa que podemos sentir o gosto, pois, isso foca totalmente nossa mente no presente, já que não é possível sentir o gosto de algo no futuro.

Essa é uma técnica que já foi testada, portanto, pode ser considerada por quem precisa encontrar uma forma prática de controlar a ansiedade, mas vamos lembrar que um especialista na área médica deve ser consultado.

Uso de drogas e a importância da saúde mental para o bem estar

Outro problema recorrente nos dias de hoje é o aumento no consumo de drogas que vem associado mais uma vez aos prazeres demonstrados nas redes sociais de pessoas ingerindo álcool e outros entorpecentes.

A popularização do uso desses produtos tóxicos faz com que pareça normal consumir drogas atualmente.

Mas, quem já conhece ou ouviu falar do trabalho de uma clínica de reabilitação, sabe que esse vício é muito difícil de controlar e qualquer divulgação do uso de drogas é prejudicial para a sociedade como um todo.

Associando a ansiedade com a crescente do uso de drogas no cenário atual, encontramos com um outro grande problema que tem aumentado todos os anos também: a depressão.

Essa doença que pode ser tratada por um psiquiatra clínico é muito estigmatizada, já que as pessoas que são acometidas por esse mal costumam ficar desanimadas e acabam sofrendo com preconceitos de quem não conhece a importância da saúde mental para o bem estar.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 06:55