Menu

Bloquinho da Saúde | 5 dicas para aproveitar o Carnaval de maneira saudável

Enfermeira da 3778 traz dicas para os foliões curtirem as festas com segurança
18/02/2023 às 20:38
Tempo de leitura
5 min
Bloco Baianas Ozadas, de BH - Foto: Arquivo/Mais Mias
Bloco Baianas Ozadas, de BH - Foto: Arquivo/Mais Mias

A maior festa popular do mundo chegou! O carnaval 2023 está nas avenidas, ruas, praças, sambódromos, clubes e qualquer lugar que as pessoas possam se divertir, cantar e dançar. Mas, apesar da beleza e empolgação das comemorações, é preciso ficar atento às questões relacionadas à saúde.

Por este motivo, a enfermeira Maria Carolina, da Healthtech 3778, que atua com foco na saúde corporativa por meio do uso de Inteligência Artificial para análise de dados, traz cinco dicas para uma folia segura:

Consumo de álcool

Sabemos que com o calor e a caminhada atrás dos blocos, a sede aperta e aquela vontade de uma cervejinha ou drink aparece. Mas, é preciso tomar cuidado com a quantidade, velocidade e procedência do que se está tomando. “Não ingerir grandes quantidades de bebida alcoólica e intercalar este consumo com alguns goles de água ajudam a evitar os efeitos negativos da ingestão de álcool. Além disso, ter uma boa alimentação, com alimentos leves e de fácil digestão auxilia o corpo a lidar melhor com essa questão”, afirma a enfermeira.

No dia seguinte, existem formas eficientes de se lidar com a ressaca. “Comer ovos, previne a sobrecarga do fígado; o gengibre ajuda a combater náuseas e vômitos e atenua efeito inflamatório do álcool; hortelã – principalmente em chá – alivia a dor de estômago, náusea, vômitos e gases; além de banana e macarrão, alimentos ricos em carboidratos e de absorção rápida, que repõem a glicose no sangue, trazem alívio da fadiga e lentidão causados pelo álcool”, explica Maria Carolina.

Sol

    Com boa parte das festas sendo durante o dia, é preciso também ficar de olho na exposição ao Sol e cuidados com a pele, que podem ocasionar queimaduras, desidratação e até insolação. Entre as dicas estão fazer uso de bloqueador solar com fator de proteção solar mínimo de 30 no corpo inteiro, sendo preciso reaplicar a cada 4h, em caso de suor excessivo ou contato com água; utilizar de óculos de Sol, boné, chapéu, fantasias ou roupas que cobrem cabeça, face e ao menos algumas partes do corpo; tentar ao máximo evitar exposição direta à luz solar principalmente em horários próximos do meio dia e não esquecer de se hidratar sempre.

    Hipoglicemia

      Ao festejar, muitas pessoas não percebem o tempo passar, e podem ficar um período muito longo sem se alimentar, o que pode causar hipoglicemia, que é a presença de níveis excepcionalmente baixos de glicose no sangue. Então, é fundamental não ficar longos períodos sem se alimentar, lembrar de carregar consigo uma barrinha de cereal/frutas ou algo de consumo rápido e prático para a hora que a fome apertar.

      ISTs

      O carnaval é um momento de curtição em que as pessoas podem ficar mais vulneráveis a infecções sexualmente transmissíveis. Por isso, algumas precauções devem ser tomadas para que todos possam aproveitar sem riscos. “Ao beijar, tente perceber se a pessoa possui alguma lesão visível nos lábios e caso só veja depois, não beije outras pessoas. Se o clima esquentar, o uso de preservativo é sempre recomendado. E lembrem-se sempre, NÃO É NÃO – caso haja resistência para respeitar a sua vontade, acenda um sinal de alerta” ressalta Maria Carolina.

      Outras dicas

      Evitar andar sozinho, manter celulares carregados e em local seguro, manter itens de valor protegidos, evitar bolsas grandes ou acessórios que facilitem o furto, compartilhar a sua localização em tempo real com seus parentes e/ou amigos mais próximos e que poderão te ajudar, caso precise. Ser gentil e paciente com os demais foliões.

      Existem alguns itens que não podem faltar no kit básico de qualquer folião: água, preservativo, barrinha de cereal ou frutas, documento de identificação com foto, celular com contatos de emergência e de saúde atualizados, álcool em gel, boné ou chapéu e protetor solar. Caso tenha problemas, entre em contato com autoridades presentes no evento. Com essas dicas é possível aproveitar a época mais feliz do ano.

      Sobre a 3778

      Fundada em 2018, a 3778 é a maior healthtech independente do Brasil, com foco na saúde corporativa através do uso de Inteligência Artificial para análise de dados. Com ferramentas tecnológicas de última geração, auxiliam na gestão e eficácia da jornada do paciente, integrando dados de saúde de empresas e convênios. Também contam com um time de especialistas da saúde que realizam atendimento aos colaboradores, otimizando recursos e propondo soluções para tratamentos, antecedendo problemas e reduzindo custos de operações. Em 2021, a 3778 foi reconhecida pelo Distrito Awards como a Melhor Healthtech e a Melhor Aposta para 2022.

      Fonte: Agência no AR

      COMENTÁRIOS