Menu

Natal 2021: tendências de decoração

25/10/2021 às 22:25
Tempo de leitura
4 min
natal 2021. Foto: Pixabay
natal 2021. Foto: Pixabay

Já estamos nos aproximando da época mais festiva do ano, e o Natal 2021 vai trazer consigo algumas novidades no tocante à decoração. O exagero do klitsch dá espaço para o minimalismo, enquanto que os adornos clássicos chegam em cores neutras. Os tempos mudaram mesmo!

Sejam os membros da religião cristã ou não, o natal é sempre uma data favorável para reunião em família no Brasil. É a oportunidade que muitos encontram para rever e presentear as pessoas queridas.

Principalmente em um momento, quase, pós pandemia, esses encontros ganharam nova configuração de peso, sendo mais relevantes ainda, afinal, muitos, principalmente os mais velhos, passaram longos meses sem ver os parentes queridos e agora, com duas doses de vacina já garantidas, vislumbram um futuro de maior união com os entes queridos. De fato, há muito o que comemorar neste final de ano!

Fatores como estafa mental, desgastes psicológicos, causados também pela pandemia, associados às questões econômicas, estão entregando ao setor de decoração de natal uma possibilidade de ainda inovar.

As chances de as decorações virem menos “acaloradas” vêm sendo mais empolgantes do que as decorações exorbitantes. O termo “você está parecendo uma árvore de natal”, para narrar uma pessoa que se veste de maneira exagerada, pode deixar de existir, pois os pinheiros podem vir menos expressivos do que nunca.

Essa tendência de natal menos decorado não significa exatamente uma festa morna ou mais triste, embora a pandemia ainda reflita no evento. E sim uma novidade de estilo natalino.

Na verdade, essa predisposição de um natal mais discreto já estava ganhando forma, mesmo antes de 2020. Agora é possível que a moda pegue, ou não (risos).

Cores

Enfeites de natal 2021. Foto: Pixabay

Conforme já mencionado acima, as cores para o natal 2021 virão mais neutras, tendo o beige plage e massai como base para uma decoração mais tímida, porém muito elegante.

O azul marinho tende a vir nas bolas, estrelas e papéis de presente, sendo um marinho com o tom metalizado que quando aplicado por cima de uma peça beige remetem a inteligência e refinamento.

É possível encontrar nas prateleiras também mais peças no verde, porém desta vez saindo do tradicional verde bandeira para um verde fechado, quase musgo.

É possível que o vermelho seja substituído pela prata ou até mesmo o branco. Pois a “cor de sangue” remete a cansaço para os olhos, podendo os decoradores e consumidores, de forma geral, optarem por cores menos desgastantes.

Tendências mais fortes

Vela decorada para festas de final de ano. Foto: Pixabay

Alguns acessórios virão contudo e comporão esse natal que embora visualmente menos cansativo, tem tudo para ser mais requintado.

São esses enfeites: velas enfeitadas com laços dourados, prateados ou bronzeados, decorações de portas e jogo americano em artesanatos como crochê e macramê, enfeites confeccionados pelas crianças da família, copos e taças mais elaborados e enfeites com Papai Noel vestido de cor diferente do vermelho.

Extensão

A moda do nada, ou quase nada pode se estender para as vestimentas ao longo do natal 2021, maquiagens e calçados das famílias brasileiras, que agora podem apostar em looks além de mais confortáveis, sutis.

Esses impactos também serão sentidos nas comidas típicas da época, tendo em vista o preço da carne, além de uma preocupação maior com o próximo, muitas famílias podem investir em novidade, pratos diferentes dos tradicionais, dando mais valor aos encontros em si do que à gastronomia. Afinal, já tem muita gente também enjoada de comida de natal.

Nada obstante, para a surpresa de muitos os presentes podem não entrar nesse “mood”. Justamente pelo fato de as pessoas estarem valorizando mais umas às outras, os regalos estão propensos a ressuscitarem o espírito natalino, pois podem vir maiores ou mais valorosos do que de costume, principalmente os direcionados aos idosos.

Última atualização em 19/08/2022 às 06:51