Menu

Sala e quarto: Dicas para decoração moderna e romântica

Para harmonizar um cômodo de uma casa é preciso mais do que móveis e adereços, o bom gosto para combinar as cores e objetos é crucial.
08/07/2021 às 14:18
Tempo de leitura
4 min
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva

O amor é brega? Depende do ponto de vista. No século XVIII a arte barroca italiana dominou o mundo, e sabe como ela era? Exuberante, exagerada, rococó e permanece viva em diversos monumentos históricos, nos fazendo refletir sobre o que verdadeiramente deve ser considerado cafona, ou cringe. O que estamos tentando expor aqui é a certeza de que novidade e sentimentos não precisam andar separados. E vamos provar explicando como fazer uma decoração moderna e romântica ao mesmo tempo. 

Quem disse que modernidade e romantismo não podem andar juntos errou feio, até porque o amor e o tempo caminham lado a lado, podendo ser traduzidos em estilo de vida, roupas, e decoração.

Para harmonizar um cômodo de uma casa é preciso mais do que móveis e adereços, o bom gosto para combinar as cores e objetos é crucial.

Como fazer uma decoração moderna e romântica

Quarto

Sala e quarto: Dicas para decoração moderna e romântica
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva

Enquanto o moderno lida com formas geométricas e traços livres e fluídos, o estilo romântico entrega muitas vezes peças artesanais e ricas em detalhes.

Para fazer uma decoração mista em um quarto é preciso analisar quais cores serão exploradas. As paredes estão incluídas nessa análise.

Uma cortina listrada pode contrastar bem com uma cama com colchas de crochê, bordado ou retalho, desde que as cores sejam complementares à cor da cortina.

As almofadas devem acompanhar as mesmas cores e designer da cortina. Já os tapetes voltam para o mood romântico e podem ser artesanais, entretanto devem ser lisos, sem estampas e com apenas uma cor.

Os objetos que ficam em cima da penteadeira ou mesinha devem fazer parte do que o dono, ou donos, do quarto acreditam. Eles devem fazer algum sentido na vida de quem vai usufruir do espaço, ainda assim deve-se pensar em cores secundárias.

Em caso de quarto de casal, uma super tendência é o varal de fotos por cima da cabeceira da cama. Já para solteiros, a dica é aplicar o varal em outras partes do cômodo. Há diversas maneiras de fazer um varal de fotos. Ele pode ser feito de barbante com fotos seguradas por prendedores de roupa, pode ser um galho que recebe as fotos em linhas ou em forma de mural. Seja criativo!

Sala

Sala e quarto: Dicas para decoração moderna e romântica
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva

Uma decoração que recebe apenas influência moderna pode deixar a casa com um aspecto frio demais. Casa também é família, é aconchego e descanso, por isso é necessário pensar na questão sentimental antes de começar a decorar essa parte tão importante de um lar, onde muitas vezes os moradores irão se reunir ou receber alguém especial.

Na sala há espaço para o exagero, mas é preciso cautela, pois como também é um ambiente de descanso, o excesso de informação pode cansar a vista e automaticamente a cabeça.

Antes de começar comprar os itens que irão compor a decoração da sala é preciso consultar todas as pessoas que vivem nela a fim de sondar os gostos, quais se identificam e quais chocam para que ninguém saia desprivilegiado.

Como a sala é um ambiente múltiplo, o mais coerente a fazer é ter paredes, cortinas e tapetes, que são a base do cômodo, com cores sóbrias, neutras, para que o decorador em questão possa ousar em outras peças. 

Com a base pronta agora temos um norte para seguir. Podemos escolher entre móveis coloridos e objetos decorativos neutros ou vice-versa.

Estampas florais, com folhagens, xadrez, poá, tie-dye, tecidos bordados à mão, o crochê e o tricô são ótimas opções para salas mais líricas. Já listras, quadrados, animal print, círculos, triângulos, aqueles que se parecem azulejos antigos, balões, octógonos, rostos de personalidades, entre outras são tidas como modernas.

Agora que já temos uma noção de como realizar uma decoração heterogênea, que tal começar?

Última atualização em 19/08/2022 às 07:41