Menu

Seis acessórios para decorar e deixar a casa versátil, ao mesmo tempo

Algumas peças facilitam a vida de quem tem pouco tempo para tarefas domésticas
16/11/2022 às 10:03
Tempo de leitura
6 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

A correria cotidiana não permite, para uma grande maioria de brasileiros, decorar a casa com muitas peças que podem atrapalhar o tráfego ou funcionamento do lar, mas este não pode ser o fator determinante para a escolha dos moradores entre enfeitar ou não o espaço, afinal existem acessórios para decorar e deixar a casa versátil ao mesmo tempo. 

Antes de mais nada é preciso escolher o estilo da decoração, que pode ser clássico, vintage, retrô, rústico, contemporâneo, boho, moderno, romântico, entre outros. Feito isso é preciso se atentar às paredes, pois será a partir delas que as cores dos móveis e outras peças serão escolhidas. 

As paredes podem ser pintadas ou receber revestimentos. Mas, atenção! Para ambas as decisões é preciso seguir à risca os procedimentos de aplicação, o passo a passo para colocar o papel de parede, por exemplo, deve ser praticado na sua totalidade. 

Pensados o estilo e as paredes, estas últimas não precisam ser todas da mesma cor ou estampa, é necessário levantar as preferências de quem vive no espaço. Uma casa com cores ou estilo que algum membro da família não goste pode causar estresse e cansaço visual em médio e longo prazo. As preferências individuais devem ser respeitadas, afinal decorar a casa é também se comunicar e se comunicar é um direito de todas as pessoas. 

Sendo o espaço pequeno, como apartamentos, ou não, adotar peças-chaves em casa ajuda a otimizar o tempo no dia a dia e pode diminuir alguns transtornos, além do mais, deixar o lar mais esteticamente mais harmonioso e agradável, tendo em vista que passamos boa parte do nosso tempo dentro de casa, o mínimo que se espera é que que ela seja aconchegante. 

Acessórios para decorar e organizar a casa 

É possível que alguns ítens da nossa lista de acessórios para decorar e deixar a casa mais versátil seja de conhecimento de muitas pessoas, que talvez em lojas de utilidades ou móveis para o lar tenham passado despercebidos quanto às suas importâncias. Aqui você descobrirá que elas podem ajudar bastante. 

Nichos

Os nichos são ótimos organizadores e decoradores. Super versáteis podem ser instalados em diversos cômodos como banheiro, quartos, salas e cozinha, para finalidades e com estilos distintos. 

Nicho no banheiro: pode ser usado para colocar papel higiênico, toalhas dobradas, produtos de higiene pessoais ou alguma decoração, como plantinhas, exemplificando, esta última opção inclusive é bastante indicada para purificar o ar. 

Nichos em quartos: geralmente em quartos os nichos são usados como decoradores, podendo receber livros, porta retratos, vasos ou algum artigo de decoração de gosto mais pessoal. 

Nicho para sala: um nicho na sala pode servir para depositar os controles dos aparelhos eletrônicos como TV, som, ar condicionado e outros, ou para decorar também. 

Cestos 

Os cestos além de entregar um tom artesanal à casa, podem ser usados para guardar objetos, alimentos e até decorar paredes. 

Na mesa da cozinha, os cestos ficam muito bonitos, enquanto que charmosos também no canto da sala, para guardar revistas, almofadas, ou mesmo ficar na porta de casa para que os moradores depositem seus calçados ao chegar da rua. 


Já no banheiro ele pode ganhar protagonismo, já que pode ser colocado na pia, com a finalidade de receber produtos, plantas, toalhas e outros. 

Móveis multifuncionais 

Os móveis multifuncionais como o próprio nome diz pode ter várias funções, é o caso da cama baú, sofá baú, da mesa dobravel, mesa home office embutida, tábua embutida em lavanderia, painel giratorio para TV, cama com cabeceiras grandes e gavetas e balcão de cozinha flexível. 

Ganchos 

Ganchos engenhosos e decorados entregam um charme especial à casa. E o melhor, eles podem ser instalados em diversos lugares, para diversas funções. Na cozinha, por exemplo, para pendurar panos e até mesmo copos. 

Podendo ser de plástico, madeira ou aço e com modelos e cores variadas, eles são bonitos e dão um ar de organização ao lar. Existem nichos de madeira no estilo rococó, de aço com pontas coloridas, e de plástico com diversas cores, basta ter criatividade para escolher o local da instalação. 

Os guinchos também podem ser temáticos. São muito usados em quartos de bebês, exemplificando, com pontas em forma de bichos, como urso, girafa, ou de algum elemento como nuvens, Lua, etc. 

Plantas 

Embora não sejam acessórios, cultivar plantas em casa é uma tendência que chegou para ficar, não é de hoje que arquitetos as estão usando em seus projetos de decoração. São muitos benefícios de ter plantas em casa, além de deixar o ambiente mais bonito e sofisticado, são depuradores naturais de ar e também ajudam na saúde mental, principalmente para quem vive em áreas mais urbanas. 

Confira algumas opções de plantas para ter em casa:

  • Espada de São Jorge
  • Violetas
  • Árvore da Felicidade
  • Orquídeas
  • Lírio-da-Paz
  • Lavanda
  • Azaleia
  • Zamioculca
  • Hortência  

Iluminação 

A iluminação é muito importante, pois ela pode valorizar ou desvalorizar a casa. Escolher bem as luminárias e o tipo de luz- quente ou fria- faz toda a diferença. Também sondar se a luz central do cômodo atende as proporções demandadas pelo espaço. 

É possível usar a técnica da luz indireta, que consiste em diversas luzes espalhadas pelo local, em lugares estratégicos. Conheça alguns tipos de luminárias usadas em interiores. 

Luminária pendente: elas ficam penduradas do teto para baixo. 

Luminária embutida: normalmente são colocadas nos forros, ou em móveis, em lugares mais estratégicos pela casa.

Lustres: são menos tímidos, imponentes, entregam um ar imperial ao espaço. 

Arandelas: elas podem ser quadrados ou círculos de luz, em diversos modelos, que são pendurados nas paredes. 

Dica extra para decorar a casa 

Quem tem pouco espaço pode apostar também em espelhos, eles deixam o ambiente com sensação de maior. O mesmo serve para as cortinas longas, se você tem um quarto muito pequeno, colocando uma cortina longa na janela, ela deixará a impressão visual de maior espaço que o real. 

Decorar a casa exige carinho, atenção e personalidade. Que tal começar a pensar no seu projeto?

COMENTÁRIOS