Menu

Trabalhar com odontologia: 8 cursos que você pode fazer

10/12/2021 às 14:34
Tempo de leitura
4 min
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

De acordo com um estudo da Technavio, a expectativa é que a área de “ortodontia invisível” cresça, em média, quase 12% nos próximos anos. O aumento pode ser justificado, especialmente, pela procura por alinhadores estéticos.

Outro estudo, produzido pela consultoria Radiant Insights, destaca também o aumento da busca por aparelhos invisíveis em vários países.

A evolução é justificada pela procura por melhorias estéticas e a busca da terceira idade por procedimentos odontológicos.

Segundo a pesquisa, os continentes americanos (América do Sul, Norte e Central) ocupam a primeira posição do mercado de ortodontia invisível, o que indica potencial de desenvolvimento dessa área, até no Brasil.

Além dos cuidados estéticos, existem outros segmentos que são considerados essenciais para quem deseja trabalhar com odontologia. Veja abaixo quais são as melhores opções de investimento.

1- Auxiliar de Saúde Bucal

Sabemos que a rotina de um consultório dentário é bastante agitada. Por isso, o auxiliar de saúde bucal tem um papel muito importante, auxiliando o dentista, seja nas tarefas diárias ou na relação com os pacientes.

Funciona assim: o dentista é responsável por fazer extrações, obturações e limpeza dentária. Então, o auxiliar de saúde bucal é acionado para ajudá-lo com as ferramentas que ele necessita naquele momento.

Uma das principais vantagens de trabalhar como auxiliar de saúde bucal é que a área oferece várias oportunidades, sendo uma ótima porta de entrada para segmentos em odontologia, garantindo experiência e conhecimento.

Para ter um diferencial competitivo no mercado, você pode fazer um curso asb online gratuito. Ele permite conhecer o básico de como é a rotina de um auxiliar.

Outro ponto positivo é que o conteúdo busca incentivar os participantes a continuarem estudando e adquirindo outros conhecimentos na carreira. Dessa forma, será mais fácil ter experiência e sucesso profissional.

2- Cirurgia

O cirurgia-dentista é o médico responsável por aplicar procedimentos tanto de extração quanto de reparos. Ele também pode fazer curativos na região, além de cuidar das gengivas, lábios, bochechas e maxilar.

3- Endodontia

Nesta área, o foco do médico é a estrutura interna dos dentes, como as raízes. Ele faz uma análise se há existência de comprometimento e quais são as principais causas. O especialista também executa tratamentos de canal.

4- Odontologia do trabalho

As organizações têm se preocupado com a saúde bucal dos colaboradores, especialmente em virtude das doenças do trabalho. Sem dúvidas, é uma das áreas da odontologia mais flexível, uma vez que é possível atuar em diversos ramos. Aqui, o foco é auxiliar os colaboradores a manter a saúde bucal sem problemas.

5- Ortodontia

A ortodontia não se limita apenas ao alinhamento dos dentes. Ela não desenvolve aparelhos dentários somente por questões estéticas, mas também auxilia os pacientes a melhorarem a alimentação, a respiração e até uma noite de sono.

6- Implantodontia

O implantodontista tem como missão criar e implantar próteses. Ele também monitora os pacientes enquanto utiliza o componente artificial.

7- Odontologia estética

Esse especialista atua com a realização de clareamentos, uso de lentes de contato dentais, além de aplicar novas técnicas que impactam diretamente na autoestima do paciente.

8- Odontopediatria

Por fim, e não menos importante, temos a área da odontopediatria. Nela, o médico cuida da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes, seja em relação à prevenção, tratamento e monitoramento do desenvolvimento dos dentes.

Após descobrir cursos para trabalhar com odontologia, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas importantes que impactam no sucesso da sua carreira.

Última atualização em 19/08/2022 às 06:15