Menu

Vamos falar sobre dieta cetogênica: carboidrato é o problema?

13/02/2019 às 21:17
Tempo de leitura
2 min

Um clássico das dietas famosas que visam emagrecimento rápido é a dieta cetogênica.

A Dieta Cetogênica (DC) é uma dieta terapêutica cuja composição é drasticamente reduzida em carboidratos, rica em lipídios e moderada em proteínas. A DC é basicamente uma dieta que tende a levar o organismo a um estado metabólico semelhante ao obtido pelo jejum. Na dieta cetogênica ocorre uma substituição dos carboidratos por lipídios, oferecendo os corpos cetônicos como uma fonte energética alternativa para o cérebro. Os corpos cetônicos são produzidos pelo fígado a partir da gordura armazenada.

A DC foi desenvolvida, principalmente, como uma terapia para redução da frequência de convulsões em crianças; sendo proposta para determinados pacientes quando todos os outros procedimentos e medicamentos são ineficazes.

A utilização da dieta cetogênica como método de emagrecimento possui alguns riscos , como por exemplo o aumento dos níveis do colesterol LDL (“ruim”) devido ao consumo deliberado de gorduras saturadas, o que está associado à ocorrência de doenças cardíacas.

++ Carboidrato à noite: seria esse um vilão do emagrecimento?

Além dos prejuízos quanto à saúde cardíaca, a DC pode, ainda, causar deficiência de vitaminas e minerais, visto que estes são micronutrientes ricamente presentes nos vegetais, frutas e grãos que comumente não são inseridos na alimentação dos adeptos da dieta citada. A baixa ingestão desses alimentos pode ocasionar uma constipação intestinal devido ao baixo consumo de fibras.  Devido ao alto teor de gorduras e proteínas a serem metabolizadas pode, acima de tudo, haver uma sobrecarga hepática e renal. Além disso, vale frisar que o baixo consumo de carboidratos pode acarretar em alterações de humor, visto que o cérebro precisa de açúcares e carboidratos saudáveis para o seu funcionamento.

Portanto, a dica é não aderir a dietas da moda e procurar bons nutricionistas e médicos, que são os profissionais de saúde capazes de avaliar corretamente o estado de saúde individual para que possa ser prescrita a melhor dieta para cada caso em particular.

++ Jejum Intermitente funciona? Depende pra quem!

Última atualização em 19/08/2022 às 09:07