Menu

Domingo de Ramos: alegria e angústia

25/03/2020 às 06:00
Tempo de leitura
2 min

O Domingo de Ramos é o sexto domingo da Quaresma, é também o último domingo antes da Páscoa e o início da Semana Santa. Este domingo comemora a entrada de Jesus em Jerusalém. Esta celebração é na Igreja Católica associada à cor litúrgica vermelha e é onde os católicos relembram os últimos dias de Jesus da traição à ressurreição.

Conforme relatam os evangelistas Mateus, Lucas e João, Jesus e seus discípulos foram a Jerusalém para a Páscoa judaica. Quando chegaram ao Monte das Oliveiras, Jesus pediu a dois dos discípulos que procurassem um jumento e eles assim o fizeram. Jesus sentou-se e foi para Jerusalém. No caminho, uma multidão crescente se reunia para receber Jesus. Algumas pessoas cortaram galhos de oliveira e as espalham pelo caminho.

O jumento e os ramos de oliveira têm um significado especial na Bíblia, o que torna a entrada de Jesus um evento simbólico. Montar o jumento cumpriu a profecia de Zacarias do Antigo Testamento:

“Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.

E de Efraim destruirei os carros, e de Jerusalém os cavalos; e o arco de guerra será destruído, e ele anunciará paz aos gentios; e o seu domínio se estenderá de mar a mar, e desde o rio até às extremidades da terra.” – Zacarias 9:9-10.

Enquanto o cavalo foi usado como montaria na guerra e simboliza luxo e arrogância, o burro é o símbolo da modéstia e não-violência do príncipe messiânico da paz. As folhas de oliveira têm sido um símbolo de homenagem e vitória desde os tempos antigos. Para os ocupantes romanos, a recepção de Jesus com galhos de palmeiras e seu passeio no burro podem ter sido uma provocação.

Ainda hoje, os galhos de oliveira têm um significado especial nesta data. Em algumas comunidades católicas, ocorrem procissões que recriam a história bíblica. Durante a bênção dos ramos, o padre borrifa os galhos com água benta, que os crentes levam para casa para protegê-los de danos e doenças.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 13/09/2021 às 18:52