Menu

Concurso da PM anunciado com 2.700 vagas; salário inicial é de R$ 4,8 mil

28/03/2024 às 19:28
Tempo de leitura
3 min
 Foto: Governo do Estado de São Paulo
Foto: Governo do Estado de São Paulo

Quem pretende seguir carreira militar este pode ser o momento, pois a Polícia Milita de São Paulo (PM-SP) anunciou um novo concurso público, com 2.700 vagas, para a formação de Soldados PM de 2ª Classe do Quadro de Praças de Polícia Militar (QPPM).

As vagas, que são para candidatos do sexo masculino e feminino, são para brasileiros que tenham de 18 a 30 anos de idade. Também é necessário possuir estatura mínima, descalço e descoberto, de 155 cm, se mulher, e 160 cm, se homem, dentre outras exigências do edital.

Ficam impossibilitados de se candidatarem à PM candidatos que apresentem tatuagens que divulguem símbolos ou inscrições ofendendo valores e deveres éticos, faça alusão a ideologia terrorista ou extremista, e que descriminem raça, credo, sexo e origem, ou que seja ofensiva aos direitos humanos.

+ leia também: Prefeitura na Grande BH anuncia concurso público com 1.341 vagas

As inscrições serão abertas no dia 1º de abril, próxima segunda-feira, e vão até 8 de maio de 2024, e deve ser feita pela internet. A candidatura só será confirmada mediante o pagamento da taxa de R$ 85,00.

Os candidatos serão classificados por meio de prova objetiva, prova dissertativa, exame de aptidão, exame de saúde, exame psicológico, avaliação de conduta social e análise de documentos.

De acordo com o edital, para a prova objetiva o conteúdo a ser estudado é: língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais, noções de informática e administração pública.

Segundo a PM de São Paulo, as atribuições do cargo de Soldado PM de 2ª Classe são:

“Policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, envolvendo a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei, nas diversas modalidades de policiamento, sempre primando pela defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana, em conformidade com os princípios doutrinários de polícia comunitária, de direitos humanos e de gestão pela qualidade, por intermédio da conclusão com aproveitamento do Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, destinado a formar, com solidez teórica e prática, o profissional ocupante do cargo inicial do Quadro de Praças da Polícia Militar”.

Para mais informações, acesse o edital do concurso da PM de São Paulo.

Última atualização em 28/03/2024 às 19:59