Em uma transação de compra e venda de uma companhia, faz parte do processo avaliar qual o real valor da empresa que está no negócio. Assim, o valuation pode ser determinante para a concretização ou não da operação. Do lado do comprador, é importante saber se a aquisição envolve uma companhia que é boa, porém pode estar super valorizada. Assim, se você está vendendo sua empresa, é importante avaliar quanto a companhia vale para poder usar isso a favor do negócio.
O primeiro passo é saber como calcular o valor da empresa, o que é uma prática que deve ser realizada periodicamente, mesmo que não haja a intenção de venda. Com isso, você ficará atualizado sobre os dados da sua empresa, o que facilita fazer projeções futuras com melhores perspectivas para traçar cenários.
Se você já estiver decidido a vender a sua empresa, calcular o seu valor é o único caminho para que se inicie uma boa negociação.
Avaliação de empresa
Primeiramente, é preciso esclarecer que valuation, ou avaliação de empresas, é o processo de estimar o valor real de uma empresa. A partir desse cálculo, é possível determinar um preço para uma possível venda, sabendo ainda qual será o retorno a partir da alienação.
É a partir desse valor que são feitas as recomendações de venda do ativo. Nesse sentido, o valuation é uma percepção de mercado sobre o negócio, o que significa que o cálculo não necessariamente será exato. Ou seja, o valor calculado por um outro profissional pode ser distinto a depender das variáveis utilizadas para cada cálculo.
Além desta avaliação, é preciso entender se o preço colocado no negócio está de acordo com o que mercado pratica ou está disposto a pagar. Por isso, é preciso fazer um exercício junto aos investidores para que eles tenham interesse no negócio ao reconhecer o seu valor.
Como calcular o valor da minha empresa
O valor de uma empresa é calculado com base em algumas variáveis e pode dar, ao empreendedor, uma noção sobre os principais aspectos que influenciam na valorização de uma companhia. É com base nessas informações que o vendedor terá mais poder de negociação.
Além do cálculo ser baseado em um modelo quantitativo, o valuation envolve certa subjetividade. A avaliação do valor da empresa pode ser feita, basicamente, de três maneiras:
- Pela Renda – Fluxo de Caixa Descontado
Quando os fluxos de caixa futuros estimados são trazidos a valor presente e são descontados sem considerar dívidas; subtraindo, posteriormente, o valor das dívidas. Nesse caso, é preciso fazer um diagnóstico atual inicial de avaliação da empresa; determinar as premissas do valuation; desenvolver projeções e cenários de avaliação; calcular o valuation financeiramente; analisar os resultados da empresa; e apresentá-lo aos investidores tendo em mente as premissas utilizadas em cada passo.
- Pelo Mercado – Múltiplos ou Cotação
Nesse caso, o valuation é calculado com base em uma comparação de valores no mercado, podendo ser utilizada a metodologia de Múltiplos de Mercado, por meio da qual o valor da empresa é calculado a partir do desempenho de outras companhias semelhantes no mercado (listadas em bolsa ou já adquiridas); ou a metodologia de Cotação, utilizada para empresas de capital aberto e que consiste em calcular o total das ações e multiplicá-lo pelo valor delas.
- Pelos Ativos – Valor Patrimonial de Liquidação ou Valor Patrimonial Contábil
O cálculo de valuation pelos ativos consiste na soma de todos os ativos da companhia, descontando os passivos. Nesse caso, o valor tende a ser menor que nos anteriores, pois considera apenas a situação patrimonial da empresa, sem análise de projeções, o que poderia agregar mais valor ao negócio que tiver boas perspectivas de expansão e crescimento. Por isso, essa é uma metodologia de cálculo muito utilizada por empresas que estão passando por alguma dificuldade.
Com base nessas três metodologias, é possível avaliar qual a melhor maneira de calcular o valuation de sua empresa, sempre balanceando a necessidade de ser mais conservador ou mais agressivo, dependendo do potencial do seu negócio. Avaliar o negócio pode trazer mais clareza sobre o que já funciona na sua companhia e o que pode ser melhorado para uma negociação futura. Para isso, assessorias especializadas como a Capital Invest podem auxiliar na melhor maneira de avaliar a sua empresa, pensando no melhor futuro para o seu negócio.