Menu

Qual a previsão para liberar empréstimo pelo Caixa Tem e o Pronampe em 2021

25/08/2021 às 23:03
Tempo de leitura
4 min
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O ano de 2021 já contou com diversas mudanças na área dos benefícios sociais e programas de transferência de renda do governo. Com milhões de brasileiros afetados pela pandemia de Covid-19, iniciativas como o Auxílio Emergencial no Caixa Tem e a recriação do programa se tornam essenciais.

O Caixa Tem foi criado para possibilitar o depósito do Auxílio Emergencial para todos os brasileiros que tiveram cadastros aprovados – mesmo aqueles que não tinham contas bancárias – e com o tempo se desenvolveu, convertendo-se em uma ótima ferramenta econômica.

Além de possibilitar o pagamento de contas e compras online, o aplicativo pretende também oferecer linhas de créditos e empréstimos para os clientes. Veja abaixo quando a novidade deve estar disponível e tudo sobre a nova versão do empréstimo Pronampe em 2021.

Empréstimo no Caixa Tem 2021

A Caixa Econômica Federal admitiu oficialmente o plano de oferecer linhas de crédito e empréstimos para os usuários com o lançamento da ferramenta Cliente Top, uma atualização feita no aplicativo em março de 2021.

Com o Cliente Top Caixa Tem, usuários do aplicativo puderam realizar uma atualização do cadastro, e dessa forma, ter acesso a todas as funcionalidades do aplicativo.

Vale lembrar que a inscrição na área Cliente Top não é obrigatória, e que beneficiários do Auxílio Emergencial, Bolsa Família e outros programas do Governo Federal continuarão a receber os pagamentos mesmo sem a atualização cadastral.

Quando o aplicativo vai liberar os empréstimos?

Usuários do aplicativo que desejam solicitar empréstimo Caixa Tem de até R$ 5 mil precisam aguardar o lançamento oficial da opção – que deve oferecer atrativos para a população mais vulnerável, como menores taxas e melhores condições de pagamento.

A medida ainda está em processo de finalização, e mais informações sobre as linhas de crédito devem ser divulgadas nos próximos meses.

Ou seja, até o momento, a contratação do crédito não está disponível no Caixa Tem.

“Nós já temos essa linha estratégica há dois anos, mas faltava um instrumento digital, que foi criado a partir do Auxílio Emergencial com o Caixa Tem”, afirmaram representantes da Caixa.

Embora ainda não tenha oferecido oficialmente os empréstimos e linhas de crédito, o Caixa Tem disponibilizou recentemente para os clientes a promoção Vai de Visa, que oferece prêmios como cartões pré-pagos e até mesmo um Certificado de Ouro de R$ 250 mil!

Para participar da promoção, basta se inscrever no portal oficial Vai de Visa e fazer compras com o cartão de débito online do Caixa Tem – todas as transações concorrem a prêmios.

Fundo de Garantia: Correção do FGTS. É também um direito seu, trabalhador?

Pronampe em 2021 – Previsão de lançamento

A partir da aprovação do projeto de lei que transformou o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) em uma polícia de crédito permanente, micro e pequenas empresas finalmente poderão solicitar empréstimos com taxas de juros subsidiadas.

A nova versão do programa, porém, ainda depende da sanção do presidente Jair Bolsonaro para ser colocada em vigor pelas instituições financeiras.

O programa foi criado inicialmente em 2020, para ajudar micro e pequenos empresários com empréstimos com menores taxas de juros e outros atrativos importantes.

O prazo para a concessão das linhas de crédito terminou em dezembro de 2020, e o programa ganhou caráter permanente após discussão na Câmara e Senado em 2021.

Mas afinal de contas, quando os empresários e empreendedores poderão contar com os empréstimos da nova versão do programa neste ano?

Atualmente, o lançamento no novo Pronampe depende apenas da sanção do presidente Jair Bolsonaro. A administração federal, no entanto, não tem um prazo específico para decidir sobre o programa.

Mesmo assim, tudo indica que a extensão do programa do governo entrará em vigor nos próximos meses.

Última atualização em 19/08/2022 às 07:39