Menu

Auxílio Gás: saiba como você pode pedir o benefício

31/08/2022 às 12:57
Tempo de leitura
4 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Recentemente, o Governo Federal estabeleceu que pagará dobro do valor do programa Auxilio Gás,, que antes custeava a 52 reais, e agora passará a ser 110 reais, ou seja, um vale gás por 3 meses ainda nesse ano. Após a aprovação da PEC do benefício, no Congresso Nacional, o ano de 2022 traz mudanças para atender às famílias que enfrentam dificuldades para a compra de um botijão. Estimada em cerca de 5,6 milhões de pessoas que utilizaram o programa governamental, ainda existem famílias que não o possuem e precisam fazer parte do benefício.

O que é esse benefício

Criado pela Lei de número 14237, o Auxílio Gás, do Governo Federal, é um programa regulamentado no ano de 2021 que cumpre o objetivo de criar um acesso às pessoas de baixa renda, para aqueles que não possuem condições da aquisição de um gás de cozinha, diante do alto preço.

O programa funciona da seguinte maneira. Distribuído com uma ajuda a cada 2 meses do ano, o beneficiário receberá um valor de 52 reais para a compra do gás, que é a metade da média de um preço do botijão no território nacional, além somente ser garantido um benefício por família. Porém, até o momento, o Congresso estabeleceu o valor de 110 reais por família favorecida, o que estabelece o preço total do objeto de cozinha por 3 messes em 2022.

Como receber o Auxílio Gás e requisitos

Para ter acesso ao benefício é necessário estar inscrito no Cadastro Único, do Governo Federal, além de ser essencial a renda mensal per capita, na família, menor ou igual a meio salário mínimo. Além disso, para quem não está cadastrado no CadÚnico, mas participa do Benefício de Prestação Continuada, será possível adquirir o auxílio, de maneira que as famílias sejam residentes de um mesmo endereço domiciliar.

A forma de receber o Auxílio Gás acontece por conta digital ou bancária, porém caso o recebedor não tenha um desses requisitos, será criada uma automaticamente uma poupança social digital. O responsável familiar, em caso de inscrição no cadastro único, será quem receberá o pagamento, de modo preferencial que seja uma mulher. Caso não haja o nome no CadÚnico, a contribuição será feita para o titular que recebe o Benefício de Prestação Continuada. O pagamento poderá ser acumulado, como outros benefícios, porém com uma validade de parcela do benefício de 120 dias, após o pagamento. Dessa forma, para saber se o seu nome foi aprovado no projeto, basta consultar pelo CPF no aplicativo Auxílio Brasil, além existir a possibilidade de verificação na ferramenta dos extratos e datas dos próximos pagamento, e também para quem não possui um smartphone, é possível o atendimento via telefone pelo número 111.

Como se inscrever no cadastro único

Caso a sua família se encaixe no perfil da renda de meio salário mínimo por pessoa, no caso do Auxílio Gás, será possível a inscrição no cadastro único. Nos estabelecimentos conhecidos como CRAS ( Centro de Referência em Assistência Social), é necessário a entrega dos documentos da família e a presença de arquivos que comprovam a residência do membros familiares, inclusive do individuo que está se inscrevendo, para que haja o cadastro sem a possibilidade de fraudes. Com os critérios requisitados pelo estabelecimento, os dados necessário serão verificados e avaliados e dentro de poucos dias será possível verificar a validez do pedido.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o Cadastro Único pode servir no que diz respeito a vários auxílios governamentais, o Auxílio Emergencial, ocorrido durante a pandemia Covid-19, foi um o possível acesso por esse meio. Outros aspectos também do programa estão relacionado ao Bolsa Família, ao acesso às cotas em processos seletivos, ao Programa Minha Casa Minha Vida, á Carteira de Idosos, entre outros benéficos, que podem ser acessados pelo site do Governo Federal.

Última atualização em 31/08/2022 às 18:42