Menu

Serviços de uma plataforma de investimentos auxiliam o investidor

09/08/2022 às 13:14
Tempo de leitura
3 min
Teclado de um computador com gráfico de crescimento. Foto: Banco de imagens livres do Canva
Teclado de um computador com gráfico de crescimento. Foto: Banco de imagens livres do Canva

A plataforma de investimentos é um ambiente digital pelo qual o investidor realiza suas aplicações. Como é desenvolvida por corretoras de valores ou instituições financeiras, há várias opções disponíveis no mercado. Apesar de todas terem a mesma finalidade, há diferenças na oferta dos serviços.

Na hora de escolher em qual plataforma abrir uma conta, a orientação do mercado financeiro é para que o investidor avalie aspectos como segurança, produtos disponíveis, valores das taxas, facilidade para utilizá-la e atendimento ao cliente.

A qualidade dos serviços oferecidos pode fazer a diferença na vida do investidor. O suporte de uma equipe especializada, por exemplo, auxilia na elaboração de uma carteira de investimentos compatível com o perfil do titular.

Vantagens da plataforma

Além da orientação profissional, outra vantagem que a plataforma confere ao investidor é a comodidade de realizar as operações sem sair de casa, pela internet, de forma simples e rápida.

Como fator positivo, também está a possibilidade de investir em diferentes produtos financeiros em um único ambiente.

Passo a passo para a sua escolha

O primeiro passo para escolher uma plataforma de investimentos é pesquisar sobre as opções disponíveis. Para garantir a segurança nesse processo, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) recomenda verificar quais plataformas são regulamentadas, portanto estão autorizadas a funcionar. Para checar, basta acessar o site da CVM.

Após a pesquisa, é aconselhável avaliar os produtos financeiros disponíveis. Quanto mais diversificados, melhor para o investidor. Avalie a oferta de investimentos em renda fixa e também opções em renda variável.

De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), mesmo um investidor com perfil conservador pode direcionar uma menor parte dos recursos para produtos de renda variável considerados menos arriscados. Alguns exemplos são os fundos de investimentos imobiliários (FIIs) ou os fundos de índice (ETFs).

O contrário também pode acontecer: o investidor arrojado aloca um menor percentual dos recursos em produtos de renda fixa, como os certificados de depósito bancário (CDBs) e as letras de crédito, para garantir uma reserva financeira.

Custo x benefício

Feita a análise dos investimentos disponíveis, será necessário avaliar os custos. Isso inclui as cobranças para a abertura e a manutenção da conta, além das taxas de corretagem, de custódia e para a realização de TED.

Outro aspecto que deve ser considerado é o ambiente digital oferecido pela plataforma. Para avaliar a segurança, uma dica é verificar se há mecanismos de proteção como senha, criptografia, token e biometria. Também é necessário observar a usabilidade e a praticidade para realizar as operações.

Por fim, o investidor deve buscar informações sobre o atendimento oferecido ao cliente. O suporte dos profissionais é um dos principais diferenciais para assegurar um ingresso tranquilo no universo dos investimentos, com a possibilidade de planejamento e aumento do patrimônio financeiro.

Leia também: Cinco aplicativos para investimentos rentáveis.

COMENTÁRIOS