Menu

1° Torneio Meninas na Matemática terá quatro representantes mineiras

23/09/2019 às 15:54
Tempo de leitura
2 min

No dia 17 de outubro será realizado o 1° Torneio Meninas na Matemática. Essa é uma iniciativa feita pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que traz as estudantes de todo o país mais bem colocadas na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Representando o estado de Minas Gerais estão as estudantes da rede estadual de ensino, Ana Clara Mendes Caldeira, Amanda Oliveira Barbosa, Stelle Riko Uchidomari Nakamura e Helle Ayumi Gomes de Melo Harada. Serão, ao todo, 249 jovens brasileiras convidadas para participar da primeira edição do torneio.

Segundo a Impa, o objetivo de criar essa disputa matemática olímpica exclusivamente para a categoria feminina é para que haja uma competição entre as alunas e que haja, também, a premiação. Além disso, o incentivo e encorajamento das jovens estudantes para que usem seus potencias para outras olimpíadas, processos seletivos e desafios que a própria classe estudantil tem de passar. E ainda, o 1° Torneio Meninas na Matemática será o primeiro teste para selecionar quatro alunas com o objetivo de representarem o Brasil na European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO), uma competição internacional de matemática semelhante em estilo à Olimpíada Internacional de Matemática.

Como será o torneio?

O 1° Torneio Meninas na Matemática, também conhecido como TM², feita em uma única fase, que é uma prova presencial nos locais de aplicação determinados por cada coordenação geral. Serão cinco questões, valendo 40 pontos, a serem respondidas em 4 horas e 30 minutos. Terão premiações de medalhas de ouro, prata e bronze, e também, menções honrosas para as alunas com algumas notas destaque.

Serão, no total, 24 alunas premiadas com medalhas, além de participarem de cursos, treinamentos, ofertas de processos seletivos oferecidos na própria OBM, com todos os custos pagos, incluindo viagem, hospedagem e alimentação.