Menu

Prefeitura de Mariana abre inscrições para vagas em creches

24/10/2019 às 20:33
Tempo de leitura
3 min

A partir da última quarta-feira (23), a Prefeitura de Mariana abriu as inscrições para as vagas das Creches Municipais no ano letivo de 2020. Levando em conta a demanda da cidade e o compromisso da administração em melhorar a educação pública para população, a expectativa da gestão é quase duplicar o número de vagas oferecidas em comparação a 2019, ampliando significativamente o tamanho da cobertura prestada. As creches são fundamentais para o desenvolvimento das crianças, pois é a partir delas que o repertório de vivências é expandido.

Segundo o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, o aumento do número de vagas demonstra o quanto a educação é levada a sério nessa gestão. “Sabemos que quanto mais cedo o aluno for mais pra escola, melhor é o seu desenvolvimento. Estamos trabalhando para que mais crianças tenham oportunidade de entrar em uma creche. Por isso, dobramos essa oferta”, disse.

As inscrições serão feitas de forma online, através deste LINK. As pessoas que não possuem acesso à internet podem realizar as inscrições nos computadores das creches municipais, entre 8h e 15h. Independente do método escolhido, o solicitante tem o direito de manifestar sua preferência por até três creches, podendo ou não ser atendido mediante a disponibilidade de vagas. O responsável deve apresentar CPF ou RG, certidão de nascimento da criança, comprovante de residência, cartão de vacinação, carteira de trabalho do responsável e comprovante de renda.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO – Todos os interessados podem solicitar a inscrição, porém a classificação dos candidatos obedecerá a critérios socioeconômicos pré-definidos pelo decreto municipal nº9.875, atendendo de fato aos que mais precisam. Alguns dos critérios para as vagas são: crianças com deficiência, em vulnerabilidade social, famílias com menor renda per capita, entre outros. Todos os critérios serão levados em conta para a classificação final. O resultado da classificação será divulgado em dezembro, com período de matrícula previsto para janeiro de 2020.

A classificação será feita por uma comissão de seleção que engloba o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal de Educação, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e a Secretaria de Educação.

Leia também: 

COMENTÁRIOS