Menu

‘Democratização do acesso ao cinema no Brasil’, tema da redação do Enem 2019

08/11/2019 às 10:00
Tempo de leitura
4 min

“A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano tem como tema a “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela aplicação do exame, divulgou o tema às 13h59 deste domingo, 3 de novembro.”, publicou o MEC em nota.

Ninguém, absolutamente ninguém esperava por este tema na redação do Enem 2019. Mas, para a surpresa geral da nação, este foi o tema escolhido. Agora, o que é a “democratização do acesso ao cinema no Brasil” e como escrever sobre?

A primeira coisa – e talvez a mais importante – a fazer é a leitura interpretativa do tema abordado. Quando estamos falando de “democratização”, estamos falando de tornar acessível a todas as pessoas e classes. Neste caso, especificamente o tema trata do espaço físico do cinema, o local onde se assiste a projeções cinematográficas.

Em “acesso”, estamos falando do verbo acessar que quer dizer ter passagem, entrar, acessar um território, uma área, um cinema. Também é extremamente importante prestar atenção às preposições. O tema da redação diz claramente: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. Repare na última preposição, é “no” e não “do”, ou seja, o tema não “pede” para ser escrito um texto dissertativo-argumentativo sobre o incentivo ao cinema nacional, mas, sim, sobre a ida das pessoas aos cinemas, a locomoção.

Diante disso, o desenvolvimento da redação poderia ser tratado por diversos ângulos e/ou perspectivas. Por exemplo, a ANCINE – Agência Nacional do Cinema, acompanha e divulga um estudo sobre o desenvolvimento de salas de exibição no Brasil e a sua evolução. O último estudo, divulgado em 2018 e disponível no site da agência, mostra que “o parque exibidor brasileiro encerrou o ano de 2018 com 3.347 salas em funcionamento – um crescimento de 3,8% em relação ao ano precedente. Em contrapartida, “houve redução de 9,8% do número de ingressos vendidos em relação a 2017.

Diante desses dados, o que podemos observar é que o Brasil teve um aumento significativo de salas de cinemas, mas o mesmo não aconteceu com a venda de ingressos. Por qual motivo? Financeiro, acessibilidade, qualidade das produções, etc? Financeiro, provavelmente é uma das causas que dificultam o acesso da população ao cinema, principalmente em tempos de altos índices de desemprego. Qualidades da produções? Para alguns, pode ser. Mas vamos reconhecer: as produções cinematográficas evoluíram bastante nos últimos anos, mesmo as produções nacionais.

E a acessibilidade? Talvez essa possa ser uma questão interessante de se tratar na redação. Quando falo de acessibilidade, estou falando de uma forma mais abrangente, de tornar acessível, de ser fácil acesso. A acessibilidade oferecida aos deficientes, idosos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e os obesos é regida pela lei nº 10.048, de 08 de novembro de 2000. Assim como a lei nº 12.933, de 26 dezembro de 2013, garante o pagamento de meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens carentes de 15 a 29 anos a salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses e eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento, em todo o território nacional, promovidos por quaisquer entidades e realizados em estabelecimentos públicos ou particulares.

Mas e a acessibilidade no sentido de acesso ao espaço? Onde estão localizados os espaços que mantém as salas de cinemas? Shoppings, ruas… A população brasileira tem facilidade de se locomover para estes locais? Há transporte público? E a população que se concentra em áreas remotas, mais distantes das capitais? Se algumas pessoas não conseguem ir ao cinema, existe a possibilidade de levar o cinema até elas? Algumas cidades brasileiras têm os chamados cinemas itinerantes? E se fosse possível ampliar esse serviço para outras áreas do país?

Para desenvolver uma boa redação e conseguir uma boa nota, o fundamental é ler bastante. É preciso ler muito para saber como escrever bem. Tenha sempre o auxílio do dicionário para descobrir o significado de palavras que você não conheça.

Leia também: Tema da redação do Enem é importante, porém, excludente

COMENTÁRIOS
Última atualização em 08/10/2021 às 07:49