Menu

Aluno de Catas Altas é bronze na Olimpíada Internacional de Matemática na China

28/11/2019 às 21:30
Tempo de leitura
3 min

Matheus Ayres do Rosário Machado, aluno de 9 anos, 4º ano da escola Agnes Pereira Machado, em Catas Altas, conquistou medalha de bronze na 10ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática (World Mathematics Tram Championship – WMTC) em Pequim, na China.

Ele competiu na categoria Junior Adventure Individual e enfrentou estudantes de outros cinco países – China, Austrália, Filipinas e Bulgária.

A competição aconteceu de 21 a 25 de novembro. Além de Matheus, outros 11 estudantes da escola também participaram.

Crédito da foto: Prefeitura de Catas Altas

Delegação de Catas Altas – a delegação de Catas Altas na China foi composta de um grupo de 16 pessoas, sendo 12 alunos e quatro acompanhantes, entre profissionais da educação e pais.

Além da competição, os catas-altenses ainda fizeram passeios turísticos em Pequim. Durante a estadia, eles visitaram a Muralha da China, a Cidade Proibida, a Cidade de Verão e o zoológico de Pequim.

Recepção calorosa – os estudantes chegaram ontem (27) de madrugada em Catas Altas. Na parte da tarde, eles foram recepcionados pela população com muito carinho. Participaram de carreata pelas ruas da cidade, com direito à trilha sonora dos campeões e foram recebidos na escola com apresentação da banda catas-altense Catas Reggae.

Destaque na região – O município de Catas Altas foi o único da região a se classificar para a etapa internacional. Além disso, é a primeira vez que os estudantes se classificam nesta Olimpíada.

No total, 145 estudantes da Agnes fizeram a prova em grupo no primeiro semestre. Desses, 52 conquistaram medalhas de ouro e prata na etapa nacional da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), se classificando para a fase internacional.

Brasil na China – Os 12 alunos da Agnes representaram o Brasil ao lado de outros 152 estudantes brasileiros de 11 estados e 22 escolas públicas e privadas. No total, 1100 estudantes divididos em 170 times estavam na competição. Desse total, 34 equipes eram brasileiras.

O WMTC é uma iniciativa do CICEC – China International Culture Exchange Centre, The World of Mathematics and Physics Journal e da Hope Cup Mathematics Competition (maior competição de Matemática da China).

É um torneio internacional disputado por equipes para avaliação dos conhecimentos matemáticos. Podem participar estudantes de qualquer ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

A delegação brasileira foi escolhida a partir da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras, competição criada pelo Ministério de Educação da França em 1989.

No Brasil, os dois campeonatos são organizados com exclusividade pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC), instituição de intercâmbio científico juvenil, cuja missão é promover a excelência na educação através do estímulo ao interesse pela Ciência, Tecnologia e Inovação.

COMENTÁRIOS