Menu

Sesc em Minas oferta mais de 1700 vagas em atividades extracurriculares para crianças de 6 a 11 anos

As famílias com renda inferior a três salários mínimos podem concorrer às vagas gratuitas. Inscrições para o Criar Sesc vão até o dia 19 de novembro
04/11/2021 às 16:58
Tempo de leitura
4 min
Foto: Sesc em Minas/Divulgação
Foto: Sesc em Minas/Divulgação

Por Assessoria de Comunicação do SESC em Minas

Já estão abertas as inscrições para o Criar Sesc 2022. Ao todo, são mais de 1700 vagas em 12 unidades do Sesc em Minas. O projeto é um dos grandes diferenciais do Sesc na área da Educação no estado, oferecendo atendimento pedagógico qualificado, com quatro horas diárias de atividades para crianças de 6 a 11 anos, no contraturno da escola. O projeto conta com um espaço próprio e adequado para realização de atividades – pedagógicas, culturais, físicas e sociais – que desenvolvem habilidades e abrem as portas para novas conceitos e formas de convivência. Uma iniciativa que concilia socialização e aprendizado para a criançada e comodidade para os pais que não têm com quem deixar os filhos durante o horário de trabalho.

As famílias com renda inferior a três salários mínimos podem concorrer às vagas gratuitas preenchendo o formulário https://forms.gle/p8uyeA9SpAZV5Art8  até o dia 19/11. Posteriormente deve ser apresentada a documentação específica conforme edital. Aqueles que possuem renda superior a três salários mínimos também podem participar. 

As vagas destinadas aos pagantes serão preenchidas por ordem de chegada e as mensalidades custam entre R$ 175 e R$ 190, com 35% de desconto para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, dependentes e empregados do Sesc

Em Belo Horizonte, o Criar Sesc é ofertado nas unidades Floresta e Santa Quitéria. No interior, está disponível em Almenara (apenas vagas gratuitas), Lavras, Patos de Minas, Pouso Alegre, Juiz de Fora, Poços de Caldas, Paracatu, Uberaba e Uberlândia, além de Sete Lagoas, onde substituirá o antigo Projeto Habilidade de Estudo (PHE).

Quem pode participar?

Estudantes de idade entre 6 e 11 anos, matriculados no Ensino Fundamental I (entre o 1º ao 5º ano). Crianças que completarão 6 anos até março de 2022 são aceitas . Em Poços de Caldas, atendemos crianças de 6 a 12 anos (1º ao 6º ano).

Como é o processo de matrícula?

Em primeiro lugar, é preciso fazer a pré-inscrição online, já disponível em: https://forms.gle/p8uyeA9SpAZV5Art8 e seguir os procedimentos exigidos. Em seguida, o Sesc comunicará aos interessados o recebimento da documentação exigida, comunicando a sequência no processo. O resultado com os classificados para a matrícula sai no dia 24/11.

As atividades começam em fevereiro de 2022.                            

Quais atividades são desenvolvidas pelas crianças no Criar Sesc?

O Criar Sesc se propõe a trabalhar com eixos norteadores em três campos de experiências: Pedagógico (acompanhamento pedagógico, oficinas literárias e de raciocínio lógico), Experimentações (oficinas temáticas) e Corpo e Movimento (expressões artísticas, oficinas de música, etc). Por meio dessas ações, as crianças viverão experiências lúdicas que potencializam o desenvolvimento em múltiplos aspectos: cultural, físico, social e pedagógico.

Apoio, cuidado e atenção são partes fundamentais no Criar Sesc e vão além do ambiente físico. Os estudantes e suas famílias podem contar com o Núcleo de Apoio Psicossocial (Naps), no qual psicólogos e assistentes sociais fazem o acompanhamento do aluno considerando-o em seus múltiplos aspectos: sociais, familiares e culturais.

Além disso, há ainda o Espaço Maker, no qual o Sesc oferece um ambiente ideal para que todos os eixos propostos possam se concretizar. Nele serão trabalhadas na prática novas atividades e ideias, novos formatos de convivência e espaços, principalmente ampliando o sentimento de pertencimento. Investigar, descobrir, criar e comunicar são as palavras da vez! Por isso, a proposta é que esse espaço seja a cara de uma infância saudável e carregada de vontade de aprender.

Última atualização em 19/08/2022 às 06:43