UFOP retoma aulas, de forma remota, no dia 18 de janeiro

Após reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) na última quarta-feira (18), a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) definiu as normas para a retomada das aulas dos cursos de graduação presenciais.

De forma remota, as aulas serão retomadas no dia 18 de janeiro de 2021, ocorrendo, assim, o retorno do semestre letivo de 2020, interrompido em março passado em função da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o informe publicado pela UFOP nesta segunda-feira (23), o semestre terá 15 semanas, devendo ser encerrado no dia 30 de abril, com a realização, no período, de todas as atividades acadêmicas, incluindo exames especiais. Ainda de acordo com definição do Cepe, as mesmas regras valem para o segundo semestre, que terá início no dia 24 de maio e término em 27 de agosto de 2021. 

Matrículas

Para o semestre 2020/1, ficam mantidas as matrículas já efetuadas, com a possibilidade de ajustes, de acordo com as normas institucionais em vigor. Para todo o ano letivo de 2020, os ajustes terão datas “definidas em calendário próprio”, conforme decisão do Conselho. 

Atividades Presenciais

As atividades acadêmicas consideradas imprescindíveis de serem realizadas presencialmente deverão ser informadas à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) até dezembro deste ano. A realização dessas atividades, no entanto, de acordo com a decisão do Cepe, se dará segundo os “protocolos de biossegurança, a disponibilidade de recursos, o planejamento de oferta e o cronograma a serem publicados pela Prograd, e a legislação vigente nos municípios de ocorrência das atividades”, em função da pandemia provocada pelo coronavírus. Para normatizar este processo, será constituída comissão própria, formada por um representante de cada unidade acadêmica, assim como do Comitê de Enfrentamento do Coronavírus, da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplad) e da Prograd.  

– Confira a Resolução Cepe 8.042 na íntegra

Deixe um comentário