Menu

Programas de pós-graduação de universidade federal em MG abrem seleção para cursos de mestrado e doutorado

20/09/2022 às 10:31
Tempo de leitura
8 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Os programas de pós-graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão com seleções abertas para cursos de mestrado e doutorado. As inscrições são gratuitas (à exceção do Profbio, de Biologia) e todos têm entrada também pelo sistema de cotas. Datas, formato de seleção, cronograma e linhas de pesquisas podem ser conferidas em cada edital específico.

Biologia

O Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (Profbio) oferece 22 vagas para o curso de mestrado profissional, sendo 13 para Juiz de Fora e nove para Governador Valadares. As inscrições podem ser realizadas de 30 de setembro a 20 de outubro, exclusivamente por meio da  página eletrônica da Copeve/UFMG.

O processo seletivo possui um regramento específico que está inserido no edital. Diferente das vagas oferecidas pelos demais programas, neste, o candidato deve pagar taxa de inscrição para o Exame Nacional de Acesso, no valor de R$90, com a possibilidade de requerimento de isenção.

Confira o edital para o curso de mestrado.

Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados (PPGCTLD) oferece 14 vagas para o curso de mestrado. As inscrições podem ser realizadas até 7 de outubro, exclusivamente por meio do sistema SigaX. 

O candidato ao mestrado precisa ser graduado em uma das seguintes áreas: Administração, Agronomia, Biologia, Bioquímica, Ciência e Tecnologia de Alimentos ou Laticínios, Cooperativismo, Economia, Engenharia e Tecnologia de Alimentos ou Laticínios, Engenharia Química, Farmácia, Física, Medicina Veterinária, Nutrição, Química, Química Industrial, Tecnólogo em Alimentos ou Laticínios, Zootecnia e áreas afins. O processo seletivo é composto por três fases: prova escrita de suficiência em língua estrangeira; apresentação do pré-projeto; e análise do currículo. O processo seletivo é composto por três fases: análise das atividades curriculares, extracurriculares e a experiência profissional; análise do anteprojeto; e entrevista.

Confira o edital para o curso de mestrado.

Ciências Farmacêuticas

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) oferece oito vagas para o curso de mestrado e seis para o doutorado. As inscrições podem ser realizadas até 7 de outubro, exclusivamente por meio do sistema SigaX. 

O candidato ao mestrado precisa ser graduado em umas das seguintes áreas: Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra ou Engenharias. O processo seletivo é composto por três fases: prova escrita de suficiência em língua estrangeira; apresentação do pré-projeto; e análise do currículo.

Confira o edital para o curso de mestrado.

No caso dos candidatos ao doutorado, é necessário ter título de mestre em uma das seguintes áreas: Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra ou Engenharias, realizado em programas reconhecidos pela Capes. O processo seletivo também é composto por três fases: prova escrita de suficiência em língua estrangeira; apresentação do pré-projeto; e análise do currículo.

Confira o edital para o curso de doutorado.

Ciências Sociais

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSO) oferece 20 vagas para o curso de mestrado. As inscrições podem ser realizadas até 25 de setembro, exclusivamente por meio do sistema SigaX. 

O candidato precisa ser graduado em curso superior credenciado e reconhecido pelo MEC. O processo seletivo é composto por cinco fases: prova escrita; pré-projeto de pesquisa; entrevista; análise de currículo; e prova de proficiência em língua estrangeira e/ou em língua portuguesa.

Confira o edital para o curso de mestrado.

Comunicação

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) oferece 27 vagas para o curso de mestrado e dez para o doutorado. As inscrições podem ser realizadas até 30 de outubro, exclusivamente por meio do sistema SigaX. 

O candidato ao mestrado precisa ser graduado em curso superior credenciado e reconhecido pelo MEC. O processo seletivo é composto por seis fases: homologação das inscrições; avaliação do projeto de dissertação; prova escrita; prova escrita de suficiência em língua estrangeira; defesa de projeto de dissertação; e avaliação do currículo. 

Confira o edital para o curso de mestrado.

No caso dos candidatos ao doutorado, é necessário ter título de mestre em curso credenciado e reconhecido pela Capes. O processo seletivo também é composto por seis fases: homologação das inscrições; avaliação do projeto de tese; prova escrita; prova escrita de suficiência em língua estrangeira; defesa de projeto de tese; e avaliação do currículo. 

Confira o edital para o curso de doutorado.

Economia

O Programa de Pós-Graduação em Economia oferece 15 vagas para o curso de doutorado. As inscrições podem ser realizadas até 6 de novembro, exclusivamente por meio do sistema SigaX. 

É necessário ter título de mestre em curso credenciado e reconhecido pela Capes. O processo seletivo é composto por quatro etapas: prova escrita; proposta fundamentada de pesquisa; arguição oral; e análise de currículo. 

Confira o edital para o curso de doutorado.

Letras – Estudos Literários

O Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários oferece 21 vagas para o curso de mestrado e seis para o doutorado. As inscrições podem ser realizadas até 13 de outubro, exclusivamente por meio do sistema SigaX. 

O candidato ao mestrado precisa ser graduado em curso superior credenciado e reconhecido pelo MEC. O processo seletivo é composto por quatro etapas: avaliação do anteprojeto de dissertação; prova escrita de conhecimentos específicos; prova escrita de proficiência em uma língua estrangeira; e entrevista.

Confira o edital para o curso de mestrado.

No caso dos candidatos ao doutorado, é necessário ter título de mestre em curso credenciado e reconhecido pela Capes. O processo seletivo também é composto por quatro etapas: avaliação do anteprojeto de tese; prova escrita de conhecimentos específicos; prova escrita de proficiência em uma língua estrangeira; e entrevista.

Confira o edital para o curso de doutorado.

Linguística

O Programa de Pós-Graduação em Linguística oferece 20 vagas para o curso de mestrado e oito para o doutorado. As inscrições devem ser realizadas até 3 de outubro, por meio de formulários eletrônicos conforme cada edital.

O candidato ao curso de mestrado precisa ser graduado em curso superior credenciado e reconhecido pelo MEC. O processo seletivo é composto por duas etapas: provas de proficiência em línguas estrangeiras e prova de conhecimentos específicos na área de Linguística. 

Confira o edital para o curso de mestrado.

No caso dos candidatos ao doutorado, é necessário ter título de mestre em curso credenciado e reconhecido pela Capes. O processo seletivo é composto por três fases: provas de proficiência em línguas estrangeiras; análise de anteprojeto de pesquisa pelo orientador pretendido; e entrevista. 

Confira o edital para o curso de doutorado.

Matemática

O Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEM) oferece 16 vagas para o curso de mestrado profissional. As inscrições podem ser realizadas até 5 de outubro, exclusivamente por meio do SigaX.

O candidato precisa ser graduado em curso superior credenciado e reconhecido pelo MEC. O processo seletivo tem três etapas: análise do currículo lattes; análise do memorial descritivo; e arguição oral individual dos candidatos.

Confira o edital para o curso de mestrado.

Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

O Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) oferece 15 vagas para o curso de mestrado profissional no polo de Juiz de Fora. As inscrições podem ser realizadas até 30 de setembro, exclusivamente por meio da página eletrônica do MNPEF.

O processo seletivo possui um regramento específico que está inserido no edital. Diferente das demais vagas oferecidas pelos PPGS, o valor da taxa de inscrição é de R$65.

Confira o edital para o curso de mestrado.

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

O Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) oferece 13 vagas para a UFJF. As inscrições podem ser realizadas até 3 de outubro, exclusivamente por meio da página eletrônica do Profmat. O processo seletivo possui um regramento específico que está inserido no edital.

Confira o edital para o curso de mestrado.

Serviço Social

O Programa de Pós-Graduação em Linguística oferece 15 vagas para o curso de mestrado e dez para o doutorado. As inscrições para mestrado devem ser realizadas até o dia 30 de setembro. Já para o doutorado, até o dia 25 do mesmo mês, ambas por meio do sistema SigaX.

O candidato ao curso de mestrado precisa ser graduado em curso superior credenciado e reconhecido pelo MEC. O processo seletivo é composto por quatro etapas: prova escrita; avaliação do projeto de pesquisa; entrevista; e avaliação do curriculum vitae.

Confira o edital para o curso de mestrado.

No caso dos candidatos ao doutorado, é necessário ter título de mestre em curso credenciado e reconhecido pela Capes. O processo seletivo é composto por duas fases: avaliação do projeto de pesquisa; e entrevista para a arguição do projeto de pesquisa e do curriculum vitae.

Confira o edital para o curso de doutorado.

Fonte: UFJF Notícias

COMENTÁRIOS
Última atualização em 20/09/2022 às 10:32