Menu

Iron Biker Brasil será realizado nos dias 15, 16 e 17 de setembro em Mariana-MG

Edição comemorativa de 30 anos promete não apenas disputas equilibradas e emocionantes, mas também atrações especiais para marcar essa data memorável
18/08/2023 às 01:54
Tempo de leitura
6 min
Foto: divulgação/Thiago Barcelos
Foto: divulgação/Thiago Barcelos

A maior prova de mountain bike da América Latina, o Iron Biker Brasil, está pronta para celebrar três décadas de pura emoção e adrenalina sobre duas rodas. Completando 30 anos em 2023, o evento esportivo será realizado nos dias 15, 16 e 17 de setembro, na cidade histórica de Mariana (MG). A edição comemorativa promete não apenas disputas equilibradas e emocionantes, mas também atrações especiais para marcar essa data memorável.

No sábado e no domingo, os atletas de todas as regiões do Brasil, e alguns estrangeiros, vão se reunir para disputar o circuito completo e o reduzido, com largadas marcadas para às 8h e 8h45, respectivamente, na Praça Gomes Freire. Este ano, os ciclistas percorrerão trilhas ainda mais desafiadoras, com altimetrias bem definidas para testar o poder de resistência dos competidores. 

“Estamos na expectativa para esse grande marco: 30 anos de história! Ficamos extremamente satisfeitos e felizes por celebrarmos em Mariana, que é uma cidade apaixonada pelo ciclismo e, como sede do Iron, se tornou a capital brasileira do mountain bike. Temos certeza de que a edição desse ano será ainda mais energizada e eletrizante. Já estamos contando os dias para a grande disputa”, contou um dos organizadores do evento esportivo, Lucas Fonda.

Como tudo começou 

O ano era 1993, nascia o Iron Biker Brasil, o Desafio das Montanhas, com um percurso inicial de 90 km saindo de Ouro Preto, passando por Itabirito e chegando em Belo Horizonte. Naquele ano, 300 atletas participaram da primeira edição. Nas edições iniciais, o tempo de cada competidor era cronometrado trecho a trecho, mas os resultados demoravam horas para serem disponibilizados. 

Posteriormente, o formato da competição foi alterado para o modelo de maratona, onde o primeiro a cruzar a linha de chegada vencia a etapa. Em 1998, uma ação visando a internacionalização do evento contou com a participação de bikers norte-americanos e italianos. Na prova deste ano, o bicampeão do Iron Biker Itália estará entre os atletas da elite, o espanhol Brandan Marquez Fernandez.

Evolução ao longo dos anos

A edição que marcou os dez anos do Iron Biker, realizada em 2003, foi a primeira que teve a participação de Mariana como cidade sede. A largada ocorreu na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, e a linha de chegada era o Mariana. Já em 2009, o evento recebeu o maior ícone da história do mountain bike mundial: Tinker Juarez, norte-americano, que competiu e elegeu o Iron Biker Brasil como “o melhor evento épico da América do Sul”. 

10 anos de parceria com Mariana 

A partir de 2013, Mariana tem sido a cidade sede única do Iron Biker Brasil. Ao longo dessa década, a cidade vivenciou, e tem vivenciado, um crescimento exponencial do número de ciclistas em suas ruas e trilhas, com um grande e benéfico impacto na economia e no turismo no município.

Primeira capital, primeira vila, sede do primeiro bispado e primeira cidade a ser projetada em Minas Gerais. A história de Mariana, que tem como cenário um período de descobertas, religiosidade e projeção artística, é também é o cenário perfeito para a prática do mountain bike e para realização do Iron Biker Brasil.

O secretário municipal de esportes, Gustavo Gomides, destaca a visibilidade turística que o município recebe durante o evento. “Sempre digo que recebemos em nossa cidade um número muito maior do que os dois mil atletas. Recebemos os familiares desses atletas, os entusiastas que, às vezes, não participam da prova, por não encontrar a inscrição ou por não poder participar no momento. Então, toda a nossa região dos Inconfidentes vem prestigiar esse grande evento esportivo. O nosso município fica lotado”, disse.

Além disso, a modalidade tem se desenvolvido cada vez mais no município. “Sempre que o Iron Biker Brasil passa, é uma trilha nova que é encontrada. Recentemente, inauguramos até pista de pump track, fortalecendo esse legado do Iron Biker. Então, o evento é um atrativo cultural, esportivo e turístico”, afirmou o secretário.

Para o prefeito de Mariana, Edson Agostinho, o Iron Biker Brasil é um fomentador da economia e do turismo na Primaz de Minas. A movimentação nas ruas históricas com a realização do Iron Biker agita também a economia da cidade com a lotação máxima de hotéis e pousadas. “Essa competição tem transformado a nossa cidade. Além de promover a prática esportiva, o Iron Biker Brasil impulsiona a nossa economia, impactando positivamente hotéis, restaurantes e o comércio em geral. A realização desse evento também é uma oportunidade única de divulgar a nossa cidade para o Brasil e para o mundo. Então, a expectativa é que a gente consiga unir a força de trabalho, a força de sociedade, o sonho em ver Mariana cada vez maior, juntamente com a proposta que a Iron Biker tem, que é o fortalecimento do desenvolvimento econômico da primeira capital de Minas Gerais”, finalizou.

Confira alguns números expressivos desses 30 anos do Iron Biker Brasil

  • Mais de 32 mil atletas inscritos. 📊
  • Aproximadamente 4 mil km percorridos. 🏁
  • Mais de 30 mil medalhas entregues.
  • Diversas publicações internacionais. 🌍
  • Infinito número de histórias e emoções vividas.

Serviço | Iron Biker Brasil – 30 anos

Data: 15, 16 e 17 de setembro de 2023.
Local: Praça Gomes Freire (Jardim) – Mariana/MG.

Dia 15/9 (sexta-feira) – entrega de kits de 10h às 22h e programação social.
Dia 16/9 (sábado) – Abertura oficial e largada do percurso completo (A) = 97km -> 8h.
Largada do percurso reduzido (B) = 65km -> 8h45. Chegada a partir de 11h30.

Dia 17/9 (domingo) – Largada do percurso completo (A) = 73km -> 8h.
Largada do percurso reduzido (B) = 64km -> 8h45. Chegada a partir de 11h.
Encerramento do evento às 17h.

Fonte: Assessoria de Imprensa | Iron Biker Brasil

COMENTÁRIOS