Menu

Últimos dias para as inscrições no processo seletivo de trainees da Vale

24/09/2020 às 14:33
Tempo de leitura
4 min
Jéssica Rodrigues é engenheira de minas e foi trainee da Vale em 2019. Atualmente trabalha no Centro de Operações Integradas do Corredor Norte, em São Luís/MA - Foto: Divulgação/Vale
Jéssica Rodrigues é engenheira de minas e foi trainee da Vale em 2019. Atualmente trabalha no Centro de Operações Integradas do Corredor Norte, em São Luís/MA - Foto: Divulgação/Vale

Terminam na próxima quarta-feira, 30 de setembro, as inscrições para os dois programas de contratação de trainees da Vale: o Global Trainee Program e o Programa Trainee Especialista em Engenharia e Geologia. O objetivo é atrair talentos recém-graduados que desejam ocupar posições de liderança e estejam alinhados com o processo de transformação cultural da empresa, que tem foco na diversidade.

Das mais de 130 vagas que a empresa disponibilizou no Brasil, cerca de 60 são em Minas Gerais, sendo em torno de 10 para trainees globais e de 50 para trainees especialistas. Todo o processo seletivo será online e os trainees começam a trabalhar em maio de 2021. Os candidatos não precisam ter experiência prévia e podem ter se formado em qualquer instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Também não há restrição de idade. As inscrições devem ser feitas em www.vale.com/trainee.

O Programa Trainee Especialista em Engenharia e Geologia é direcionado a profissionais formados em engenharia ou geologia entre dezembro de 2017 e dezembro de 2020, que tenham espírito de liderança e desejo de construir uma trajetória focada em posições com demanda por conhecimento técnico aprofundado. O Global Trainee Program, também focado em desenvolvimento de futuros líderes, tem foco em posições de negócios que demandam ampla visão da cadeia e da estratégia.

Os candidatos às vagas de trainee global podem ser formados em qualquer curso superior e precisam ter concluído a graduação entre julho de 2018 e dezembro de 2020. Para os dois programas, casos de atraso na graduação em decorrência da pandemia de covid-19 serão estudados.

Para a diretora de Pessoas da Vale, Marina Quental, valorizar a diversidade e promover a inclusão são um imperativo ético para um negócio sustentável: “Acreditamos que nossos trainees podem contribuir de forma significativa para promover um ambiente cada vez mais colaborativo e diverso. Empresas mais diversificadas e inclusivas inovam mais, trazem melhores soluções para os negócios, atraem os melhores talentos e são mais produtivas”, afirma.

A gerente global de Atração de Talentos da Vale, Mira Noronha, explica que a Vale está mudando e deseja contar com profissionais dispostos a fazer parte dessa evolução. “Queremos atrair e potencializar talentos que sejam diversos, pois entendemos que eles serão parte essencial no processo de transformação cultural da empresa, que tem foco em diversidade e inclusão. Ao selecionar um grupo plural de trainees por meio dos dois programas, buscamos garantir que nossa futura liderança também será diversa e inclusiva”, explica.

A empresa estabeleceu a meta de dobrar o número de mulheres até 2030 e, alinhada com o compromisso com a equidade de gênero, pretende que 50% das vagas dos dois programas de recém-formados sejam destinadas preferencialmente a mulheres. “Nosso objetivo é gerar ainda mais oportunidades, ampliar e reter a força de trabalho feminina na indústria de mineração, contribuindo com a diversidade no setor”, complementa Mira Noronha.

Processo seletivo

O processo seletivo será todo online e realizado às cegas até a última etapa. Este é um método de seleção  no qual informações como gênero, etnia, idade, faculdade, endereço, estado civil, entre outras, são omitidas durante o processo seletivo. O objetivo é evitar que vieses inconscientes influenciem a escolha dos candidatos. A seleção será baseada na avaliação de potencial e capacidade de realização futura.

Benefícios

Além da oportunidade de desenvolvimento e aprendizado, a empresa oferece salário compatível com o de mercado e os seguintes benefícios: participação nos lucros e resultados (PLR); plano de previdência privada; assistência médica e odontológica; vale alimentação; auxílio farmácia; e seguro de vida em grupo.

Mineração por elas

Para mostrar que há espaço para as mulheres na mineração, desde a operação em campo até a liderança, a Vale lançou, em agosto, a websérie “Mineração por Elas”. Até o final do ano serão seis episódios de vídeos de curta duração que mostram como tem sido possível – e muito bem-sucedida – a presença feminina na empresa. Para saber mais, acesse www.vale.com/mineracaoporelas

Fonte: Vale

Última atualização em 03/09/2021 às 19:04