Ultimate magazine theme for WordPress.

Como trabalhar com a educação infantil na pandemia?

Atualmente o setor da educação vem sofrendo fortemente em razão de diversos fatores externos, como por exemplo: a falta de profissionalização em Cursos Online, dificuldade de melhorar o currículo com as novas necessidades do mercado. Além desses fatores, a crise econômica tem a finalidade de diminuir a demanda de profissionais dentro do mercado. Além de tudo isso, também existem diversos desafios impostos pela pandemia do coronavírus

Diversos desafios e adaptações são requeridas pelas instituições de ensino, ela vem expondo aos profissionais que eles precisam de adaptar rapidamente ao mercado, pois acabam ficando sem emprego.

Campanha Unimed

No que tange a educação infantil, pais e responsáveis devem andar em conjunto com os professores. Com a pandemia, às instituições de ensino tiveram que desenvolver novos métodos e novas formas de dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem das crianças. 

Isso irá acontecer em momentos difíceis como o que estamos vivendo, é preciso traçar algumas ações inteligentes e práticas para melhorar o ensino das crianças.

E pensando sobre isso, preparamos este artigo com algumas dicas sobre como trabalhar na educação infantil em tempos de pandemia.

Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?

As recomendações do MEC para aulas da Educação Infantil na Pandemia

O MEC orientou diversas instituições de ensino sobre como devem ser as aulas remotas durante o isolamento social, visando totalmente amenizar o desenvolvimento do vírus, e oferecendo assim às crianças boas experiências e proteção.

Dentro da educação infantil, o Ministério sugeriu que as escolas busquem uma aproximação online entre os pais e responsáveis das crianças. Essa ação tem a finalidade de manter um excelente vínculo e fazer com que os pais possam ajudar no aprendizado das crianças.

LEIA MAIS:  Campus Ouro Preto se posiciona contra o retorno presencial das atividades, proposto pelo IFMG

A pandemia atingiu o mundo e a Educação

A pandemia influenciou totalmente no afastamento das crianças com a educação.

Antes de pensarmos em propostas que auxiliem na interação dos professores com as famílias, com a finalidade de se aproximar daquele contexto presencial. É visto que há uma tremenda desigualdade social dentro das assola de nosso país, isso mostra que havia muito sobre os suportes que eram dados às famílias das nossas crianças.

Apesar de conhecermos sobre as dificuldades das crianças, é nítido que as escolas têm a ação de cuidar. A falta do diálogo com a assistência social tornou-se imprescindível para o suporte com as famílias que precisam de ajuda.

O cenário da educação infantil em tempos de pandemia

Atualmente, muitas instituições de ensino optaram pelo ensino no formato EAD, e outras optaram pelo ensino híbrido. Existem também aquelas instituições que interromperam por tempo indeterminado as aulas. 

Hoje, a agilidade faz total diferença nesse momento que estamos vivendo. Pois, o quanto antes for detectada a necessidade de adaptação, mais rapidamente a instituição de ensino poderá agir para ajudar no aprendizado dos pequenos.

Dentro do segmento de educação infantil, será preciso que a instituição tenha uma atenção redobrada, revelando assim necessidade de uma análise muito bem detalhada de ações que estarão voltadas para o cenário da educação infantil. 

A educação infantil sofre diversos impactos iguais ou ainda mais desafiadores quando se compara ao ensino superior. Assim, dentro nesses casos, será preciso mapear as ações específicas, que deverão ser pensadas e desenvolvidas para a continuidade do ensino de qualidade das crianças. Algo que jamais deve faltar na vida do profissional da educação é o Certificado de Conclusão de Curso, pois, como o mercado está cada vez mais rígido, o profissional deverá comprovar em seu currículo o curso para trabalhar no meio educacional.

LEIA MAIS:  Campus Ouro Preto se posiciona contra o retorno presencial das atividades, proposto pelo IFMG

É importante garantir a continuidade do aprendizado das crianças apesar do fechamento das escolas

O desenvolvimento das crianças vai ocorrer, em grande parte, nos primeiros anos de vida. Significando assim que o cérebro é desenvolvido nos primeiros anos de vida. Por causa disso, possíveis atrasos no desenvolvimento podem implicar em consequências ao longo da vida das crianças em termos de habilidades de aprendizagem.

Ressaltamos que certas habilidades têm grande importância para serem incentivadas e trabalhadas nos primeiros anos de vida da criança, tais como as habilidades motoras. Então, especialmente na educação infantil, é essencial garantir um excelente processo de aprendizagem contínuo mesmo em casa.

Dicas para realizar atividades online com a Educação Infantil

Confira a seguir duas dicas sobre como acertar na escolha das atividades para as crianças:

Atividades interativas

A primeira dica é que as atividades que são propostas para as crianças devem ser interativas, utilizando assim estratégias que buscam a participação delas. Aumentando assim as chances de manter os alunos envolvidos com a aula e assim potencializando a aprendizagem.

As escolas devem evitar as aulas expositivas em que só o professor fala. É essencial que exista a interação entre os participantes. Com isso, o professor deve buscar compartilhar o seu conhecimento da forma mais lúdica, buscando falar a “língua das crianças”.

Participação dos pais

O MEC recomenda que as escolas devem procurar estreitar o vínculo entre os pais e os professores. E por isso, a nossa outra dica é para ajudar na aula online da educação infantil na pandemia, auxiliando que ela seja a melhor possível e promover assim as ações que tornem os laços entre a família dos alunos e a escola ainda mais próximos.

LEIA MAIS:  Campus Ouro Preto se posiciona contra o retorno presencial das atividades, proposto pelo IFMG

É válido ressaltar que é necessário ter os cuidados para não exigir um grande comprometimento dos pais, pois, no momento que estamos vivendo, muitos estão com uma carga de trabalho muito elevada.

Depois de ler sobre como trabalhar com a educação infantil na pandemia, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Inscreva-se para RECEBER diariamente uma lista com as nossas principais notícias. É GRATUITO!

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

COMENTÁRIOS