Menu

Fim das chamadas! Escolas de Ouro Branco usam reconhecimento facial para alunos

Tecnologia auxilia a escola e aos pais a manterem os alunos na unidade de ensino.
09/02/2022 às 18:42
Tempo de leitura
2 min
Foto: Prefeitura de Ouro Branco
Foto: Prefeitura de Ouro Branco

A Prefeitura de Ouro Branco instalou um sistema de reconhecimento facial para realizar o registro da frequência dos alunos. Entre os objetivos do projeto está a erradicação da evasão escolar. Ao todo, foram 52 equipamentos instalados. As instalações foram finalizadas em janeiro deste ano. Os servidores foram treinados para utilizarem o sistema novo.

As aulas voltaram nas unidades municipais de ensino segunda-feira, 7 de fevereiro, e a nova tecnologia já está sendo usada nas escolas.

O aplicativo funciona da seguinte forma: ao chegar na escola o aluno se apresenta em um dos dispositivos, que realiza o seu reconhecimento facial e sua frequência é registrada automaticamente naquele dia. Em seguida o sistema envia, em tempo real, uma notificação de presença no aplicativo do pai ou responsável.

Com o sistema, os alunos ganham mais tempo de aula com o fim das chamadas dentro da classe e mais comodidade evitando filas e aglomerações no momento de entrar na escola. Para os pais, o sistema traz a possibilidade de comunicação direta com a escola. O aplicativo também oferece funcionalidades como o acesso ao diário de classe e informativos sobre agenda de eventos e comunicados importantes. Há ainda a geração de economia aos cofres da Prefeitura de Ouro Branco, evitando o desperdício de merenda escolar com a informação da quantidade de estudantes presentes nas unidades educacionais.

O equipamento ainda facilita o acesso dos pais às informações da escola, como mensagens, calendário, eventos e convocação para reuniões presenciais. O sistema também é capaz de enviar informações relevantes de forma segura, com destino individual ou coletivo, bem como é capaz de receber mensagens dos pais e/ou responsáveis facilitando a comunicação deles com a escola e vice-versa.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 05:21