Menu

IFMG oferta 437 vagas em oito cursos técnicos e quatro cursos de graduação

As inscrições podem ser realizadas até 1º de junho
05/05/2022 às 13:59
Tempo de leitura
3 min
IFMG Campus Ouro Preto - Foto: reprodução/IFMG
IFMG Campus Ouro Preto - Foto: reprodução/IFMG

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) está com inscrições abertas para 437 vagas em oito cursos técnicos e quatro cursos de graduação. As oportunidades de formação profissional são gratuitas e oferecidas nos campi das cidades de Congonhas, Ibirité, Ouro Preto e Ribeirão das Neves. As inscrições podem ser realizadas na internet até o dia 1º de junho de 2022, pelo site www.ifmg.edu.br.

Neste processo seletivo 2022/2, os candidatos aos cursos técnicos irão realizar prova presencial no dia 26 de junho. O exame de seleção terá 50 questões de múltipla escolha, divididas nas seguintes áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias.

São ofertados cursos técnicos subsequentes e concomitantes. O curso técnico subsequente é focado em quem já concluiu o Ensino Médio, mas está à procura de uma formação técnica de, no máximo, dois anos. Já o curso técnico concomitante é voltado a estudantes do 1º ou 2º ano do Ensino Médio que desejam ter uma formação técnica complementar. Eles devem estar matriculados em outra escola e fazer o técnico no IFMG.

Entre as opções de formação de nível técnico estão os cursos de Edificações, Mineração, Mecânica, Automação Industrial, Mecatrônica, Sistemas de Energia Renovável e Segurança do Trabalho. Eles serão ministrados no período vespertino ou noturno, de acordo com o campus. As informações podem ser acessadas no Edital 35/2022. 

E para o vestibular dos cursos de graduação é necessário que o candidato tenha concluído o Ensino Médio e utilize a nota obtida em uma das últimas cinco edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no período de 2017 a 2021. Os cursos de graduação disponíveis são: Gestão da Qualidade, Administração e Processos Gerenciais. Os detalhes deste certame estão descritos no Edital 36/2022.

É importante que o candidato esteja atento às regras dos editais e sobre o funcionamento do sistema de cotas, além de acompanhar o cronograma e o conteúdo programático das provas. As dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected]

Como se inscrever? 

Os candidatos devem acessar a página de inscrições, possuir CPF próprio ou protocolo provisório, endereço de e-mail e Carteira de Identidade (RG). Além disso, o comprovante de inscrição deverá ser impresso e pago até a data do vencimento em qualquer agência bancária. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70. É possível solicitar isenção do pagamento desta taxa. Neste caso, o candidato poderá fazer o pedido entre os dias 5 e 20 de maio.

Todo o cronograma e as regras do Processo Seletivo, assim como informações sobre os cursos, infraestrutura do IFMG e auxílios ofertados aos estudantes estão disponíveis na página de inscrição, cujo acesso é feito pelo site www.ifmg.edu.br.

Fonte: Jornalismo IFMG

COMENTÁRIOS