Menu

Em entrevista exclusiva, Gustavo Berton fala sobre seu curso online e marketing digital

31/01/2020 às 21:00
Tempo de leitura
6 min

Você já ouviu falar de marketing digital? Essa é uma das áreas de trabalho que mais tem crescido em nosso país. Consiste no uso dos meios e plataformas digitais para a divulgação e venda de produtos online. E-mail, Instagram, Whatsapp, Telegram, Tiktok e Youtube são apenas alguns dos veículos que as empresas utilizam para a atrair clientes para seus serviços. Hoje, o conhecimento nessa área é essencial para qualquer um que queira trabalhar no meio virtual, seja vendendo cursos, abrindo uma loja ou até mesmo em um site de notícias. Se expandindo cada vez mais, suas técnicas podem ser aplicadas aos mais diversos segmentos.

Para falar um pouco sobre esse assunto, nós estamos trazendo uma entrevista que o colunista João Victor Pena realizou com o jornalista Gustavo Berton, em sua página pessoal, em julho do ano passado. Gustavo Berton é jornalista desde o início dos anos 2000 e já trabalhou em grandes canais como Band e Fox Sports, sempre no jornalismo esportivo, sua grande paixão. Na TV cobriu grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016. Na grande mídia, já atuou tanto na função de repórter como na de narrador. Hoje, além do seu trabalho na televisão, Gustavo ministra o curso Entrando no Jogo, um treinamento online para jornalistas esportivos, focado na prática e experiência de trabalho. Nessa matéria, o jornalista contou detalhes da produção de seu curso online, o Entrando no Jogo, falou um pouco sobre a sua carreira como jornalista e a ligação de seu trabalho com o marketing digital. Confira:

MM: Gustavo, você tem se destacado bastante com o Entrando no Jogo, seu curso online focado no treinamento de jornalistas esportivos. Como surgiu a ideia de começar a investir no marketing digital e lançar esse trabalho? Você chegou a fazer algum curso na área?

G: A ideia surgiu depois de dar algumas aulas em cursos presenciais e ver que o passo a passo que usei para meu benefício no início da carreira poderia ser aprendido por qualquer pessoa, mas acho eles muito caros, pros alunos e pros professores, então resolvi fazer online. Sim, fiz cursos de marketing digital sim!

MM: Até agora vocês já lançaram quantas turmas? Você pode nos passar algum dado de quantos alunos já fizeram o curso?

G: Até agora foram 5 turmas e mais de 200 alunos, não sei precisar ao certo. O que gosto é que dezenas conseguiram ingressar no mercado e isso me deixa muito feliz!

MM: O sucesso do curso tem se refletido na sua carreira, principalmente nas redes sociais, onde a sua imagem tem sido cada vez mais presente. O sucesso do treinamento gerou uma maior valorização do seu trabalho na TV? Como tem sido conciliar os diferentes trabalhos e a vida familiar?

G: Acho que não influenciou no meu trabalho na TV não! Já tenho uma carreira consolidada, com mais de 15 anos de experiência e muitos eventos realizados, o contrário sim pode se dizer que ajuda. O fato de eu estar na “action” faz com que eu esteja sempre me atualizando pros alunos e trazendo práticas reais pra eles. Não é fácil conciliar as duas profissões, mas é gostoso!

Em entrevista exclusiva, Gustavo Berton fala sobre marketing digital

Crédito da foto: Reprodução

MM: Muitos jornalistas tem expandido seus trabalhos para a internet, usando principalmente do YouTube para criar conteúdo informativo principalmente sobre futebol. Você, por outro lado, usa todas essas plataformas para gerar conteúdo sobre a profissão, o que é algo que agrega valor e atrai pessoas para o seu curso. Como tem sido a repercussão disso com os seus colegas de profissão? Algum deles já demonstrou interesse em também lançar algo na área?

G: A repercussão tem sido ótima entre meu colegas! Eles elogiam a iniciativa e me ajudam, inclusive gravando vídeos comigo. Sim, muitos já manifestaram interesse em fazer algo parecido e eu acho isso ótimo! Uma coisa que aprendi dando cursos é que não existe concorrência em curso de aprendizado, quem faz o meu curso também vai fazer o de outra pessoa pra adquirir ainda mais conhecimento. Fico feliz e incentivo sempre que alguém quer fazer algo parecido!

MM: Como eu disse, normalmente o tipo de conteúdo que os jornalistas tem abordado nas mídias sociais é bem diferente do que o apresentado por você. Mais pra frente você também pensa em lançar conteúdo desse tipo? Como análises táticas, comentários sobre partidas, transações e etc.

G: Eu faço um pouco disso em paralelo(bem pouco é verdade) mas nesse primeiro momento não me passa pela cabeça aumentar isso, mas quem sabe né?!

MM: Qual é o tamanho da equipe que você tem trabalhando ao seu lado nesse projeto?

G: Atualmente somos quatro pessoas trabalhando. Na época de abrir novas turmas chegamos a seis ou sete, quero expandir ainda mais, fazer do Entrando no Jogo uma referência no ensino e ajudar mais pessoas a se prepararem pro mercado.

Em entrevista exclusiva, Gustavo Berton fala sobre marketing digital

Crédito da foto: Reprodução

MM: Um termo muito popular dentro da área é o ‘seis em sete’, que significa alcançar mais de seis dígitos de faturamento em sete dias de lançamento do produto. Você já conseguiu atingir esse feito com o Entrando no Jogo? Se não, é algo que você tem como meta a curto prazo ou leva isso numa boa?

G: Tenho essa meta, mas bala só pelo faturamento! Acho que aumentar lucros significa crescer, expandir como eu falei. A lucratividade vem com o tempo, com a consistência e com a credibilidade, se eu ficar só no resultado financeiro não vou crescer. Mas claro que tem seu lado importante, todos vivemos de dinheiro.

MM: Por fim, deixe uma mensagem pros leitores que tem interesse em estar adquirindo o curso, de que forma eles podem estar se informando de todos os dado necessários e o link pra isso. Divulgue também suas redes sociais pra galera poder acompanhar suas dicas e a sua carreira.

G: Meu recado é: se você quer se tornar um jornalista esportivo precisa aprender com a prática e saber o que mercado espera de você! É isso que o Entrando no Jogo foca! Preparar profissionais para o campo de batalha! Quem quiser saber mais sobre mim e o curso, pode me seguir no @gustavoberton no Instagram.

Atualmente, Gustavo está lançando a websérie Jornalista Esportivo do Futuro. Nela, o repórter da Fox dá dicas de como entrar no mercado de trabalho do jornalismo esportivo, uma das áreas mais concorridas da profissão. Com lançamento previsto entre 27 de janeiro e dois de fevereiro, ela se encontra disponível no site de Berton, que você pode acessar por aqui. 

Leia também: Em entrevista exclusiva, Flavio Gomes fala sobre palestras, GP do Brasil e papel do jornalismo no combate ao preconceito

COMENTÁRIOS
Última atualização em 14/09/2021 às 15:42