The news is by your side.

Em Itabirito (MG) está proibido tocar funk durante o carnaval

Orlando Amorim Caldeira, prefeito de Itabirito, cidade localizada na região metropolitana de Belo Horizonte (MG),  assinou um decreto proibindo que músicas do estilo funk sejam reproduzidas durante o carnaval.

Segundo o documento que foi publicado na última sexta-feira (14), o estilo musical ou qualquer música que tenha conteúdo de caráter violento, faça apologia as drogas e sexo ou que contenha injuria racial em suas letras não poderão ser veiculadas em blocos sonorizados, trios elétricos e palcos.

A decisão do prefeito divide opiniões na cidade. Enquanto algumas pessoas acreditam que trata-se de censura, outras apoiam a decisão sob o pretexto de que o carnaval é também uma festa para a família.

O funk surgiu nas regiões mais periféricas do Rio de Janeiro por volta de 1970. Aos poucos ele foi adentrando as classes mais favorecidas da sociedade brasileira e hoje é parte da cultura popular.

O nome funk é de origem americana. Nos Estados Unidos da América, funk era parte da evolução do Soul, lá também eram realizados bailes, inclusive com Dj’s onde eram produzidas músicas de discoteca, onde aconteceu a ascensão da era Black Power.

Embora os dois funk’s sejam diferentes, eles foram originalmente criados pelo mesmo tipo de público, o negro.

Em novembro de 2019, o prefeito de Itabirito também proibiu a queima de fogos na noite de réveillon, no entanto, por falta de fiscalização, muitas pessoas contrariaram a decisão de Caldeira e soltaram rojões.

Carnaval Itabirito 2020

O carnaval de Itabirito deste ano conta com o “Espaço Kids”, que fica no Palco Padre Franscisco Xavier, direcionado ao público infantil, bem como o “Circuito Folia”, local onde acontecem  as principais atrações. Nesta edição do carnaval, o destaque vai para a apresentação de Tuca Fernandes, ex-vocalista da banda Jamil e Uma Noites.