Menu

Emicida convida Pabllo Vittar e mais sete encontrões são promovidos no S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L!

30/01/2020 às 22:28
Tempo de leitura
8 min

Desde que o samba é samba, artistas se reúnem em parcerias para criar obras de arte. Na música brasileira contemporânea não faltam exemplos de criatividade compartilhada.

Em sua oitava edição, o S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L! vai reunir não um, mas oito encontros musicais nos palcos: Emicida convida Pabllo Vittar, Duda Beat convida Gaby Amarantos, Liniker e os Caramelows convidam Johnny Hooker, Elba Ramalho convida Chico César, Biltre convida Letrux, Nath Rodrigues convida Júlia Branco, Graveola convida Chama o Síndico e Então, Brilha! e Pequena Morte convida Marina Peralta. O festival abre o pré-carnaval de BH, no dia 8 de fevereiro, com 12 horas de festa na Esplanada do Mineirão.

Alguns são amigos de longa data, como Elba Ramalho e Chico César. Tem artistas que já gravaram músicas juntos, como é o caso de Emicida e Pabllo Vittar, com “AmarElo”, ou Duda e Gaby com “Xanalá”. Já Liniker e Hooker fizeram juntos o hit “Flutua” e os cariocas Biltre e Letrux lançaram a divertida “Vamos Gozar”. Em outros casos, o encontro é novidade e a sugestão partiu do próprio festival ou de um dos artistas. De qualquer forma, é uma oportunidade para o público desfrutar de encontros inusitados, em shows únicos e pensados para a ocasião.

Emicida + Pabllo Vittar

Em 2019, Emicida e Pabllo Vittar lançaram a faixa AmarElo, ao lado da cantora baiana Majur. A música faz parte do disco homônimo, do rapper paulista, e passa uma mensagem importante ao falar sobre suicídio e depressão. A faixa une o poema “Permita que eu fale” de Emicida e um trecho de “Sujeito de Sorte”, do Belchior. Agora, o público mineiro vai poder curtir essa parceria ao vivo.

Duda Beat + Gaby Amarantos

“Xanalá” é um hino sobre o prazer feminino. Lançada no final de 2019, por Gaby Amarantos e Duda Beat, a música fala sobre sexo e tesão de forma divertida e despretensiosa. É a primeira vez que as duas trabalham juntas e o convite partiu da artista paraense. No festival, é Duda quem recebe Gaby para um show sensacional.

Liniker e os Caramelows + Johnny Hooker

Estávamos em 2017 quando Johnny Hooker lançou Flutua em parceria com a Liniker. Alguns meses depois, a mensagem da canção ganhou ainda mais força com o clipe, que trata de homofobia, preconceito, resistência afetiva e inclusão. Não deu outra: virou hit e ícone da luta LGBT. No Sensacional, é a banda Liniker e os Caramelows que vai contar com a presença de Johnny Hooker.

Biltre + Letrux

Quem conhece a Biltre sabe que o bom humor é parte inseparável do pop moderninho e dançante feito pela banda. Não é diferente em “Vamos Gozar”, single mais recente do grupo, que conta com a participação de ninguém menos do que Letrux. A parceria da artista conterrânea com o grupo vai se repetir, desta vez no palco do S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L!.

Elba Ramalho + Chico César

A parceria de Elba Ramalho com Chico César não começou ontem. Nascidos na Paraíba, a amizade entre os dois teve início na faculdade e segue até hoje. Já subiram juntos no palco diversas vezes e fizeram músicas em parceria, como Patchouli. No show, Elba convida o artista e amigo para essa dobradinha.

Pequena Morte + Marina Peralta

A Pequena Morte é uma das idealizadoras do S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L! e esteve presente em todas as edições com seu ska abrasileirado. Desta vez, o show do grupo conta com uma participação especial: a cantora Marina Peralta. O convite partiu da banda mineira, que nutre afinidade e grande admiração pela música da artista, que transita entre o reggae e o rap.

Nath Rodrigues + Júlia Branco

Nath Rodrigues é cantora, compositora e instrumentista. “Fractal” é seu primeiro disco solo. Com uma bagagem musical impressionante que vai do erudito ao popular, ela explora a linguagem corporal como uma extensão de sua música. No festival, quem chega junto pra somar é a cantora, compositora e atriz Júlia Branco, que já teve Nath ao seu lado em um show.

Graveola + Chama o Síndico e Então, Brilha!

Com 15 anos de estrada e 6 álbuns de estúdio lançados, o Graveola marcou importantes momentos da música mineira contemporânea. Um deles foi o reflorescimento do carnaval de rua de BH. No S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L!, a gente faz um resgate desta história e o Grave convida dois dos principais blocos da cidade, Chama o Síndico e Então, Brilha!, para o show.

Outros carnavais

Em 2020, o S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L! faz um mergulho no fantástico mundo da realidade e compartilha com o público uma reflexão: ainda é preciso dizer o óbvio? Aproveitando o clima bem-humorado do carnaval, o festival capricha no deboche e levanta o estandarte pra dizer: sim, a terra é redonda! É nesse clima que o S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L! completa 10 anos de história e realiza a sua 8ª edição.

Criado em 2010, o festival acompanhou de perto o surgimento de blocos e de movimentações culturais como a Praia da Estação. Entre 2011 e 2013, foi realizado no sábado de pré-carnaval e celebrou ao lado dos foliões do bloco Mamá na Vaca. Já em 2014, a festa foi durante o carnaval: em dois dias, 7 bandas foram vistas por mais de 60 mil pessoas na praça da Savassi. O festival ainda contou com ampla programação noturna nos cinco dias de feriado. O grande “insight” foi esse: aproveitar o público em busca de folia para apresentar bandas autorais de qualidade.

Depois de alguns anos afastado de suas origens momescas, o S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L! marca o início do período carnavalesco de Belo Horizonte, no dia 8 de fevereiro de 2020. Com uma programação que mescla artistas locais, grandes nomes da cena nacional, fanfarras e bandas de blocos de rua, o festival se inspira nessa festa que é política, diversa e bem-humorada, para criar uma experiência musical marcante e ousada.

“Ao se auto-nomear ‘terra-redondista’, o S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L! dialoga com questões atuais, como negação da ciência e fake-news, de forma satírica. Uma forma de posicionamento dentro do espírito festivo e colorido do carnaval. Esse viés ‘político-fanfarrão’ sempre caracterizou nosso festival, justamente por termos florescido junto com a retomada do carnaval de rua (e de luta) da cidade, 10 anos atrás”, contextualiza Victor Diniz, sócio da Híbrido Comunicação e Cultura, que produz o S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L!, ao lado d’A Macaco.

Produtoras parceiras

Em 2018, o S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L! se uniu ao Festival Sarará para realizar um grande evento com três palcos, tendas e mais de 20 atrações. Emicida, Criolo, Tom Zé, Johnny Hooker, Gloria Groove, Maíra Baldaia, Lagum e Pequena Morte foram alguns dos artistas presentes. O encontro foi histórico e reuniu 25 mil pessoas na Esplanada do Mineirão. Desde então, as duas produtoras, Híbrido e A Macaco, seguem parceiras na produção dos dois festivais: em 2019, realizaram juntas a sexta edição do Sarará e, agora, apresentam a oitava edição do S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L!.

Festival S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L! 8

Programação: Emicida convida Pabllo Vittar, Baianasystem, Liniker e os Caramelows convida Johnny Hooker, Mc Tha, Duda Beat convida Gaby Amarantos, Elba Ramalho convida Chico César, Nação Zumbi,  Hot e Oreia, Rosa Neon, Graveola convida Chama o Síndico e Então, Brilha!, Bloco do Sargento Pimenta, Pequena Morte convida Marina Peralta, Fenda, Nath Rodrigues convida Júlia Branco, Delatorvi, Biltre convida Letrux, Yônika convida Claudia Manzo, Zion Love + Bonde do Dub + Shiron The Iron, Babadan Banda de Rua, Sagrada Profana, Magnólia, Unidos do Samba Queixinho, G.R.E.S. Cidade Jardim, Deska Sound System e Masterplano convida Malka.

Data: 8 de fevereiro de 2020

Horário: 12h

Local: Esplanada do Mineirão

Ingressos: R$50 (inteira), R$ 25 (meia-entrada)

Venda online: www.sympla.com.br/festivalsensacional

Outras informações: www.festivalsensacional.com | @festivalsensacional

COMENTÁRIOS
Última atualização em 14/09/2021 às 15:45