Menu

Casal suspeito de “golpe em investimentos” que lesou centenas de pessoas é preso em MG

14/06/2023 às 10:24
Tempo de leitura
2 min
Foto: divulgação/PCMG
Foto: divulgação/PCMG

Uma dupla suspeita de enganar centenas de vítimas com fraudes de estelionato em Minas e outros estados foi detida preventivamente em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em uma operação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).

Em maio do ano anterior, o casal teve seus dados bancários e fiscais judicialmente revelados e, em seguida, foram presos temporariamente. Essas detenções temporárias foram posteriormente transformadas em detenções preventivas. Depois de cumprir pena em liberdade, eles passaram a ser monitorados através de dispositivos de tornozeleira eletrônica.

No entanto, mesmo sob medidas de vigilância, a PCMG recebeu denúncias de vítimas de outros estados que foram alvo de fraudes semelhantes às que o casal já havia sido acusado anteriormente, o que levou a um novo pedido de prisão preventiva.

A fraude operada pelo casal, formado por um homem de 34 anos e sua esposa de 29 anos, envolvia criar a ilusão, em grupos de mensagens, de que a suposta empresa que dirigiam era uma opção altamente confiável para investimentos. As vítimas eram seduzidas com promessas de retornos financeiros superiores a 100% ou, na eventualidade de problemas no mercado financeiro, a garantia de reembolso total. Assim, as vítimas transferiam seu dinheiro diretamente para a conta bancária do homem sob investigação.

As investigações também revelaram que o casal encorajava as vítimas a recrutar mais investidores, criando uma rede crescente de clientes. Mesmo em liberdade, os suspeitos persistiram com a mesma fraude, prometendo investimentos lucrativos a curto prazo, porém sem cumprir o acordado. Devido à continuação das atividades criminosas, foram novamente expedidos e cumpridos mandados de prisão preventiva contra o casal na última quinta-feira (7/6). Eles estão agora sob custódia, aguardando a ação judicial.

No Brasil, o crime de estelionato é tratado com seriedade e possui penalidades significativas. De acordo com o Artigo 171 do Código Penal Brasileiro, o estelionato é punível com pena de reclusão de um a cinco anos, além de multa. A pena pode ser aumentada se a vítima for vulnerável. Portanto, é essencial estar ciente de potenciais esquemas fraudulentos e sempre denunciar suspeitas à polícia.