Menu

Upgrade de computadores para trabalho home office pode ser mais barato do que um PC novo

Existem opções que vão além do aumento da memória ram e da troca de processador, é a troca do HD pelo SSD.
31/01/2023 às 10:02
Tempo de leitura
4 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

A tecnologia vem mudando todos os dias e, a cada vez mais, os computadores vão ficando com um preço elevado, de modo que isso fica ruim para os bolsos. Sendo assim, investir naquele upgrade pode ser uma excelente opção, inclusive por ser mais barato com um custo benefício excelente. Tal informação é essencial para aqueles que sofrem com a lentidão no seus computadores e notebooks, pois pode resolver tal problema. Existem opções que vão além do aumento da memória RAM e da troca de processador, é a troca do HD pelo SSD.

Muitas pessoas são leigas quanto às informações sobre os componentes de um computador e, muitas vezes, adquirem peças ou compram computadores que não apresentam o desempenho esperado. Além disso, gastam muito por um benefício não equivalente, o que faz muitos ficarem desapontados. Claro que a depender da demanda, não é necessário ter um computador que faça “teletrasnportes”, mas obter um bom PC é essencial. Imagina só, você está ali trabalhando de home office, e a lentidão te atrapalha a fazer todos os processos. Isso é uma verdadeira raiva que muitos brasileiros passam e a a partir dessa matéria, será possível obter informações essenciais sobre a tecnologia da informação e não perder o seu tempo.

A diferença entre HD/SSD e suas vantagens

O HD, por sua vez, é uma peça que é feita para o armazenamento de dados e para a utilização do sistema operacional, como por exemplo, o Windows. O SSD também possui essa função, porém com algumas diferenças, cujo principal ponto é a maior velocidade de leitura dos dados que ele entrega em relação ao HD. Existem diversos tamanhos de ambas as peças, como alguma de 240GB, 460GB, 500GB, 1TB e assim sucessivamente. Essa escolha depende do tamanho de armazenamento que o usuário necessita. Então, quando você for leva um notebook ou um computador para uma assistência técnica, já sabe qual é o significado dessas peças, caso haja alguma sugestão de manutenção.

O HD é denominado com um disco físico, isso porque dentro do seu compartimento existe um disco em que a leitura dos dados é processada. Já o SSD é um dispositivo eletrônico, semelhante a um pen drive, sem um disco eletrônico, por isso o processamento é mais rápido. Todos os dois dispositivos são necessários ter cautela e cuidado, pois é lá que estão armazenado os dados. Sendo assim, evitar quedas do dispositivo é essencial, de modo que ele não possa estragar e prejudicar a leitura. Muitos casos de perda dos dados são por causa disso, a queda pode ter sido tão forte, ou ocorrida por muitas vezes, que o dispositivo não consegue fazer a leitura dos dados. Um medida de precaução quanto a isso, é sempre pedir ao técnico que sejam feitas duas partições de armazenamento, afim de que caso haja falha, alguma delas possa ter chance ser lida.

Portanto, nos dia hoje, é mais vantagem investir em um SDD do que em um HD. Os preços são acessíveis a depender da marca, do tamanho e do modelo, alguns podem variar de 200 reais até mesmo 1500 reais. Os Ssd´s possuem os modelos SATA, M.2 e NVME, todos eles possuem uma taxa alta de velocidade de leitura, mas o NVME se sobressai. No entanto, somente é válido para aquelas placas mães de nova geração, devido ao local de encaixe. Os preços desse modelo também são mais elevados, mas compensam bastante se você precisa de demandas rápidas, como por exemplo para jogos, traders e etc. Já se você precisa de um trabalho em home office, os modelos de hardware Sata e M.2 irão atender muito bem.

COMENTÁRIOS