Menu

Seis animações adultas para assistir na quarentena

24/03/2020 às 23:05
Tempo de leitura
6 min

Animações geralmente são voltadas para o público infantil. Desenhos animados fizeram parte da infância da maioria das pessoas, que lembram com nostalgia e carinho das produções que mais as cativaram quando crianças. Só que não é só porque você cresceu, que é preciso parar de acompanhar esse tipo de conteúdo.

Caso queira aproveitar a quarentena imposta, como prevenção a transmissão do novo coronavírus, para assistir animações sem ser julgado, vamos listar aqui algumas produções nesse formato, voltadas ao público adulto.

Bojack Horseman

A série mostra o cotidiano de Bojack Horseman, um antigo astro de TV frustrado e instável emocionalmente, que abusa dos excessos para suprir seus vazios, problemas emocionais e estruturais que carrega consigo desde a infância.

Ao assistir a série, podemos ver um universo condizente com o real, exceto por um fator: humanos e animais-humanoides coexistem normalmente, mantendo características e traços tanto dos homens quanto dos bichos. Como a tradução de seu nome já infere, Bojack Horseman é um homem-cavalo.

Bastante sensível e pesada, “Bojack Horseman” toca em temas atuais com bastante sarcasmo e ironia, ou usando de situações absurdas para tocarem em assuntos sociais. É preciso ter estômago para assistir e é praticamente impossível não se sensibilizar ou identificar com alguns dos aspectos dos personagens ou acontecimentos da produção.

É interessante também o fato de que na série não existem “mocinhos” ou “vilões”. Como na vida real, todos tem seus lados bons, sombrios, dramas, frustrações e momentos diversos. Cabe ao espectador tirar suas próprias conclusões e formar opiniões.

Confira seis animações adultas para assistir na quarentena

“Bojack Horseman” está disponível na Netflix – Crédito da imagem: Divulgação/Netflix

Rick and Morty

Rick and Morty“é uma série de comédia e ficção científica que mostra as aventuras de Rick, um cientista brilhante, sádico e alcoólatra e seu neto, o simples e comum Morty. Num universo com outros universos e dimensões infinitas, Rick carrega Morty para as mais absurdas e arriscadas aventuras, em busca de propósitos controversos.

Pela genialidade de Rick, os problemas da dupla sempre acabam sendo resolvidos, mas não sem antes eles, principalmente Morty, sofrerem diversas consequências negativas.

Além da dupla, o núcleo principal da animação é composto pela família de Morty, que conta com a mãe frustrada, Beth, e seu pai fracassado, Jerry, que vivem num casamento sem amor, além da irmã adolescente Summer, obcecada com sua reputação social e que frequentemente demonstra vontade de participar das aventuras com seu irmão e avô. Rick também faz parte da família, é pai de Beth e é contra seu casamento, fazendo de tudo para atrapalhar a relação desde que foi morar com a filha, no início do seriado, por não enxergar potencial em Jerry.

Para quem procura um humor inteligente, crítico e bem fora dos padrões convencionais, “Rick and Morty” é uma pedida certa e está inteiramente disponível no catálogo da Netflix.

Confira seis animações adultas para assistir na quarentena

“Rick and Morty” já tem quatro temporadas lançadas – Crédito da imagem: Reprodução

Desencanto

Produzida por Matt Groening, mesmo criador das animações mundialmente conhecidas “Os Simpsons” e “Futurama”, “Desencanto” é uma produção que se passa num mundo medieval e tem como protagonistas a rebelde e alcoólatra princesa Bean, seu companheiro elfo ingênuo Elfo e seu destrutivo “demônio pessoal” Luci.

Com um perfil rebelde e fora do padrão, Bean inicia a saga irritada com seu casamento arranjado com o  Merkimer. Nesse meio tempo, ela conhece Elfo e Luci, que a encorajam a partir pelo mundo vivendo aventuras emocionantes, perigosas e, muitas vezes, sinistras e violentas. Mesmo se passando num tempo medieval, a animação faz diversos paralelos com questões atuais, trazendo inúmeras referências, como já é uma marca de Groening.

Confira seis animações adultas para assistir na quarentena

A animação já possui 10 episódios – Crédito da imagem: Reprodução

Os Simpsons

Como dito acima, essa talvez seja a mais famosa série de animação adulta do mundo. No ar a mais de 25 anos, com 673 temporadas, a produção conta a história dos Simpsons, uma família que tem como patriarca o atrapalhado, preguiçoso e beberrão Homer, que costuma ser o centro dos episódios.

“Os Simpsons” tem um estilo de humor depreciativo e irônico, que faz muitas referências a atualidade americana e mundial, trazendo vários e vários elementos da cultura para os episódios, mas de forma hilária e crítica.

Confira seis animações adultas para assistir na quarentena

Os Simpsons possui, atualmente, 31 temporadas – Crédito da imagem: Reprodução

Futurama

A exemplo de “Os Simpsons” e “Desencanto”, é uma produção de Matt Groening. Se a primeira citada se passa no presente e a segunda no passado, como o nome diz “Futurama” é uma série futurista, mas que segue a linha de humor das outras animações do autor, com bastante sarcasmo e ironia, fazendo paralelos entre as aventuras futurísticas vividas por Fry e o robô Bender, seus protagonistas, e a realidade atual do mundo.

Confira seis animações adultas para assistir na quarentena

Futurama possui 7 temporadas e 140 episódios – Crédito da ilustração: Divulgação

Family Guy: Uma Família da Pesada

Grande sucesso mundial, “Family Guy” mostra o dia a dia de uma família nada convencional, que conta inclusive com um bebê e um cachorro falantes. Atual e moderna, o humor sínico e sarcástico, característico em produções do tipo, chama a atenção.

Os produtores constantemente ironizam a cultura pop americana. “Family Guy” foi indicada para doze prêmios Emmy e onze Annie, ganhando três de cada um. A série é constantemente comparada a “Os Simpsons”, talvez a mais aclamada animação no formato.

Confira seis animações adultas para assistir na quarentena

A animação é uma produção norte-americana. Crédito da ilustração: Divulgação

Leia também: Conheça plataformas que disponibilizaram conteúdo gratuito para a quarentena