Menu

Tradicional Festa da Jabuticaba acontece em outubro em Cachoeira do Campo

16/10/2019 às 12:30
Tempo de leitura
3 min

Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, estará em festa nos próximos dias 18,19 e 20 de outubro, com a tradicional Festa da Jabuticaba. O evento, que chega à 27ª edição, é realizado desde 1992 no distrito, celebrando a produção da fruta mais abundante na localidade: a jabuticaba.

Desse modo, a festa que acontece na Praça da Matriz, terá exposição de vários produtos feitos a partir da jabuticaba, como doces, bolos, compotas, entre outros. Além disso, também haverão brincadeiras, barraquinhas, paredão de escalada e vários shows, atraindo as famílias.

A Festa da Jabuticaba é uma realização do Lions Clube Cachoeira do Campo, com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto. A celebração promove a cultura local, o lazer, o entretenimento e fomenta o turismo no distrito. Segundo a Prefeitura de Ouro Preto, a expectativa de público é de 10 mil pessoas por dia.

Nesta 27 ª edição da Festa da Jabuticaba, o diferencial será a Cozinha Show com a participação da chefe de cozinha Milsane Sebastião, na oficina de produção de doces e geleias artesanais com a fruta. Milsane é referência na preparação de pratos que valorizam a cultura e os ingredientes locais.

Tradicional Festa da Jabuticaba acontece em outubro em Cachoeira do Campo

Crédito da imagem: Divulgação

Importância da festa

Um dos organizadores da Festa da Jabuticaba, Helvécio Arantes, afirmou que uma das principais metas é auxiliar os pequenos produtores a fazerem da fruta o seu sustento. “O diferencial da festa neste ano é mostrar para o público o quão rico é a jabuticaba e ensinar, através das oficinas, o aproveitamento total dessa fruta, polpa, casca, semente, tudo pode ser aproveitado em compotas, geleias, vinagres, vinhos, licores e farinhas. Assim, os produtores podem tirar daí o seu sustento, de forma artesanal ou formando cooperativas e repassando esse saber”, declarou.

O secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto, Felipe Guerra, falou sobre a importância da Festa da Jabuticaba e seu potencial turístico. “É uma festa muito importante, tradicional do distrito de Cachoeira do Campo e a cada dia que passa vem atraindo mais turistas porque, além das atividades culturais e musicais que abrilhantam a festa, ela também proporciona ao turista e ao ouro-pretano um turismo de experiência porque oferece cursos e oficinas sobre a jabuticaba, sua finalidade e todos os subprodutos que podem ser gerados dessa fruta, que está cada vez mais inserida no mercado internacional da gastronomia”, declarou.

Programação completa

18 de outubro – Sexta-feira
20h Show com Tiago Martins
23h DJ Kadaver

19 de outubro – Sábado
9h às 17h – Oficina de produção de doces e geleias de jabuticaba com a Chef Milsane Sebastião
20h Show com Felipe Meneses
23h Show com Vilodum

20 de outubro – Domingo
10h às 15h – Cozinha Show com produtos feitos de jabuticaba
12h Show com Silvinha Gomes
15h Amigos do Samba
17h DJ Felipe
20h Show com Chiquinho de Assis
23h DJ Felipe

Leia também: Trem da Vale de Ouro Preto e Mariana tem programação especial para o mês das crianças

COMENTÁRIOS
Última atualização em 28/10/2021 às 20:23